SSDs nos novos consoles? Talvez não…

Uma das principais expectativas quanto ao lançamento dos futuros consoles de video-games, está relacionada ao sistema de armazenamento: tanto a Sony quanto a Microsoft já divulgaram que pretendem adotar soluções baseadas em SSDs ao invés dos antigos, tradicionais e obsoletos discos-rígidos…

Embora atendam a necessidade de armazenar grandes volumes de dados, os HDs não possuem boas taxas de transferência de dados, se comparados aos SSDs. E se isto já não bastasse, ainda temos que levar em consideração o tempo de acesso, que nos SSDs chegam a ser mil vezes menos que nos HDs. Com os SSDs, um usuário ficaria aguardando alguns meros segundos ao invés de esperar uma eternidade, para que o console faça o carregamento dos jogos preferidos.

Acontece que os SSDs com armazenamentos acima de 512 GB são consideravelmente caros, o que elevaria bastante o custo do equipamento. E sabendo que um console caro dificilmente terá boas vendas, seria sensato apostar nos SSDs? Pessoalmente, acredito que não! E vou mais além: quando estes equipamentos forem lançados, provavelmente serão baseados em uma solução híbrida!

Em geral, os usuários jogam em média 2 ou 3 jogos por vez. Por isso, ao apostar em uma unidade híbrida, os jogos poderiam ser instalados na parte de disco e posteriormente gravados na memória flash, conforme a frequência de uso. Assim, a parte HD ofereceria baixo custo e alta capacidade de armazenamento, ao passo que a parte flash ficaria responsável por realizar o carregamento rápido.

Mas isto só saberemos em 2020… &;-D