Teremos um novo leitor de ebooks Kindle com tela e-ink colorida? Eita!

Apesar de estar MUITO satisfeito com os tradicionais leitores de ebooks e suas telas e-ink monocromáticas, confesso que gostaria mesmo é de contar com bons dispositivos dotados de telas e-ink coloridas! A Amazon oferece a sua linha de produtos Kindle, que apesar de contar com diferentes modelos ao longo dos anos e entregarem uma excelente experiência de uso, todos eles ainda utilizavam as telas monocromáticas, mesmo tendo concorrentes que já ofereciam as telas coloridas! Não mais: a empresa anunciou na semana passada a sua nova linha de leitores de ebooks e dentre eles, o novo Kindle Colorsoft

Tal como os atuais Kindle PaperWhite, o novo “Kindle colorido” possui uma tela de 7″ anti-reflexo e em geral, oferece os mesmos recursos encontrados nos tradicionais modelos monocromáticos que já conhecemos: armazenamento de 16 a 32 GB (edição Signature), compatibilidade com os principais formatos de arquivos (incluindo o padrão EPUB), suporte para as redes sem-fio Wi-Fi de 2.4 e 5.0 GHz (com autenticação via WEP, WPA, WPA2 e WPA3/OWE) e resistência ȧ água (com base no padrão IPX8). No entanto, a sua tela colorida suporta uma definição mais baixa (150 PPI), se comparado com as telas monocromáticas (300 PPI). Por fim, a adoção da nova tecnologia também afeta a duração da bateria, que por sua vez está estimada em até 8 semanas (o PaperWhite suporta até 12 semanas).

Eis, a questão: porquê só agora, a Amazon trouxe este novo leitor de ebooks? Embora a empresa não tenha informado a sua posição oficialmente, acredito que isto se deve em vista da falta de maturidade tecnológica. Em geral, as telas coloridas são mais complexas se fabricar, pois além da necessidade de adicionar mais camadas de filtros para cada cor (RGB), o seu brilho & contraste é mais reduzido. Para variar, o tempo de resposta para a atualização da tela (troca de páginas) é ligeiramente maior, se comparado com as telas monocromáticas. Estas variáveis certamente irão afetar as experiências de uso e por isto, muitos fabricantes preferem não arriscar ao lançar leitores com telas coloridas.

Felizmente, a evolução tecnológica proporcionou bons avanços para as telas e-ink em geral, o que nos possibilita contar com boas opções tanto para as telas coloridas como para as telas monocromáticas. Em destaque, as tecnologias Kaleido e Gallery já trazem bons resultados no que concerne ao brilho & contraste, além de serem capazes de exibir uma boa gama de cores. No entanto, elas ainda sofrem com as atualizações de páginas (mesmo com as melhorias proporcionadas) e em alguns reviews que pude acompanhar, a renderização das fontes não apresenta a mesma qualidade, se comparada com as telas monocromáticas. Como já havia dito, o novo Kindle colorido possui uma definição de apenas 150 PPI, ao passo que os modelos monocromático já possuem uma definição “retina display” de 300 PPI.

Ansioso como sou, fiz uma rápida consulta no site “brasileiro” da Amazon mas infelizmente, o leitor de ebooks não se encontra disponível, embora ele já esteja listado no site internacional. Embora a sua seção oficial não informe o valor final do produto, fiz algumas pesquisas na Internet e descobri que ele não sairá por menos de US$ 279.99 para pedidos antecipados. E se colocarmos uma boa capa de proteção também na conta… bem, será melhor parar por aqui!

Senão, ainda vou ficar um bom tempo com o meu Kindle “basicão”… &;-D