Um dos aspectos mais interessantes no lançamento das plataformas PS4 & XB1, foi a remasterização de bons títulos de jogos da era PS3 & X360 (e até mesmo de gerações anteriores). E agora, com o recém-lançamento das plataformas PS5 & Xbox Series, algumas iniciativas certamente aparecerão no horizonte, pois estas se baseiam na arquitetura x86, que por sua vez facilitará bastante o processo de remasterização de títulos da plataforma anterior…
Então pergunto: quais títulos seriam interessantes para estes novos consoles? Pessoalmente, gostaria de ver trilogias sendo lançadas em um único pacote, como Dead Space, Fable e Tomb Raider, além das já anunciadas como Mass Effect e Mafia (pois não sabemos se será para o PS5 & XBX ou PS4 & XB1 ou ainda, simultaneamente para as duas gerações de plataforma). Embora não tenha jogado as 3 edições do Batman, também seria legal tê-lo nesta lista. Por fim, entre outros jogos interessantes, destacam-se The Elder Scrolls: Oblivion, Fallout 3/New Vegas, GTA III/IV e o primeiro Assassin’s Creed!
Citei poucos títulos de PS4/XB1 em vista da qualidade gráfica ter amadurecido a tal ponto, que praticamente não faria muita diferença uma remasterização para a nova plataforma, embora seria interessante ver a adição de efeitos de luz e iluminação (Ray-Tracing). Além do mais, não me surpreenderia em saber que muitos destes títulos sejam levemente repaginados para a nova plataforma com suporte para as novas tecnologias, pois como já havia dito antes, ambas as plataformas são baseadas na arquitetura x86 e por isto, será mais fácil para migrar o código e recompilar os títulos.
Em suma: muitos títulos da 7a. geração de consoles (Xbox 360 & PS3) certamente serão lembrados, assim que os consoles de nova geração já estiverem disponíveis. Só espero que as suas produtoras não façam apenas uma simples recompilação, se limitando a apenas acrescentar texturas mais detalhadas e nada mais além disso. Ainda assim, estes lançamentos seriam bem-vindos, pois pessoalmente não joguei muitos títulos desta antiga geração e mesmo dispondo da retrocompatibilidade, a defasagem gráfica seria tão grande, que impactaria bastante na experiência geral.
Só espero que não sejam vendidos com preços de jogos novos… &;-D