Um clássico reimaginado? “Novo” Mortal Kombat 1 irá inaugurar uma…

… nova era para a franquia! Eis, a promessa da desenvolvedora NetherRealm para o novo jogo que será lançado ainda no final deste ano, o qual irá trazer um novo sistema de luta, novas formas de jogar e claro belos fatalities, além de gráficos repaginados para as modernas plataformas de jogos (inclusive para o Nintendo Switch). Mas o que realmente me chamou a atenção, foi o número da versão! Inclusive, a franquia já possui +30 anos e até hoje, me lembro de toda a histeria comoção causada pelo lançamento da primeira versão…

Na época (1992 ou 1993), havia um grande murmurinho entre meus colegas sobre um jogo de fliperama super-realista e que trazia personagens com incríveis níveis de detalhes, além de movimentações suaves e cenários belíssimos! E de fato, o Mortal Kombat original foi uma grande revolução em termos de qualidade gráfica, embora ainda utilizasse imagens digitalizadas de atores reais, além de se destacar pela violência apresentada. O jogo se popularizou de tal forma, que também chegou a rivalizar com o grande clássico Street Fighter II, que apesar de também exibir belos gráficos, eles ainda eram cartunescos.

Desde então, inúmeras versões posteriores foram lançadas e até mesmo um filme foi produzido (1995), o qual diferente do filme do Street Fighter (estrelado por Jean-Claude Van Damme) teve um relativo sucesso (ao menos, não foi tão criticado quanto o rival). Apesar de não gostar muito de jogos de luta, confesso que o bom e velho “MK1” me cativou bastante, a ponto de ter alugado um cartucho para o meu video-game Master System III. Infelizmente, o console era considerado defasado (mesmo para a época) e por isto, a experiência não foi das melhores! Brincadeiras à parte, posso dizer que Mortal Kombat se tornou um jogo marcante.

+30 anos se passaram e agora, teremos essa tal “reimaginação”! Então, o que esperar deste maravilhoso clássico? Segundo a sua página oficial, também teremos uma campanha de história imersiva, com gráficos repaginados, novos fatalities e formas de jogar, conforme já havia comentado no início (podendo até mesmo contar com a possibilidade de acionar um lutador para auxiliá-lo no combate). A questão é: será que esta nova versão será capaz de capturar a atmosfera (nostálgica) que o jogo original nos proporcionou? Acredito que não, especialmente devido as evoluções tecnológicas e as expectativas criadas para os jogos modernos. Mas…

Justamente por causa da evolução tecnológica, é que teremos gráficos super-realistas, o que (na época) fez do Mortal Kombat um jogo diferenciado. No momento, não temos cenas de gameplay para realizar uma boa avaliação, embora o trailer promocional do jogo exibe algumas lutas cinematográficas no final da apresentação. Seja como for, torço para o novo Mortal Kombat 1 revitalize a franquia e nos traga novas experiências, tanto para as antigas quanto para as novas gerações. Eu mesmo vou dar uma conferida, assim que for lançado!

Só espero que ele esteja disponível para o Xbox Game Pass… &;-D