Uma das coisas que mais “detesto” em relação a venda de jogos, está no fato do título adquirido em questão estar atrelado a uma plataforma: por exemplo, se eu compro um jogo para o console Xbox, somente nele poderei curtir o jogo em questão. E se um dia eu desejar abandonar esta plataforma, serei obrigado a adquirir novamente o mesmo título, caso queira curtí-lo em outra plataforma…
Então, imaginem um cenário no qual a aquisição do jogo seja baseada na obtenção de uma licença de uso, que associado a uma conta universal, permita você executá-lo de forma independente em qualquer plataforma a qual o jogo esteja disponível. Não seria incrível? Vou mais além: você se sentiria mais à vontade para construir a sua biblioteca de jogos sem ser OBRIGADO a ficar atrelado a uma plataforma específica, tal como acontece com os jogos digitais! Em suma: poderíamos até adquirir dois consoles e aproveitar todos os títulos em ambos!
Obviamente, o sistema de remuneração adotado pelas empresas que vendem jogos mudaria profundamente. Mas ainda assim, seria perfeitamente possível estabelecer políticas interessantes para a venda de jogos, bem como a execução em diferentes plataformas, de forma que nenhum player seja prejudicado com esta nova filosofia (p. ex. os downloads em plataformas diferentes da qual o título foi adquirido deveriam ser taxados). Inclusive, novas políticas também deveriam ser repensadas no lançamento de edições remasterizadas, bem como edições de colecionadores com DLCs e outros extras incluídos.
Esse é o principal motivo pelo qual ainda prefiro adquirir jogos através das mídias físicas ao invés das digitais: se um dia eu desejar sair da plataforma Xbox e ir para o PC desktop, não poderei aproveitar os títulos que já adquiri; porém, posso perfeitamente vendê-los para terceiros e assim, recuperar parte dos valores investidos na montagem desta biblioteca. Porém, diferente dos consoles, a plataforma PC desktop já não conta com tantos títulos em mídia física a venda, tal a popularização das lojas digitais que conhecemos…
Senão, o Xbox Game Pass vão tomar roubar a cena! &;-D