Confesso com toda as letras: sou um crítico ferrenho no que concerne a qualidade dos serviços prestados pela Oi. No entanto, dada a grande crise que a operadora vive e a necessidade de reformulação para tornar a empresa lucrativa, confesso que ela vem fazendo escolhas estratégicas muito interessantes…
De início, a bela decisão de investir na implantação de fibra óptica em todo o país, com o objetivo de se tornar a empresa de telecomunicações com a maior rede de fibra óptica do país e assim, oferecer infraestrutura e suporte para a implementação das futuras redes 5G. Caso não saibam, estas redes são bastante dependentes da infraestrutura cabeada, para a conexão das antenas e sabendo que as redes móveis irão suplantar as cabeadas….
Agora, o foco será de entregar soluções B2B, com um portfolio de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que visam agilizar todo o processo de integração e transformação digital, nas quais as empresas em geral vem passando. Comunicação unificada, segurança da informação, Internet das coisas, computação em nuvens, em fim: “a p**** toda”!
Se vai dar certo? Não sabemos. Mas confesso que a iniciativa é interessante e que torço para que a empresa consiga se recuperar financeiramente, para que possamos vê-la colocar suas idéias em prática. Além do mais, preocupo-me pelo fato da Oi ser a única grande empresa de telecomunicações nacional e em tempos de guerras virtuais, contar com a infraestrutura de empresas estrangeiras não é interessante (os conflitos entre os EUA e a Huawei ilustram bem este cenário).
Só espero que não surjam mais pepinos durante o processo… &;-D