… do hardware & computação pessoal! Numa época em que os computadorers eram equipamentos complexos, que necessitavam de vários componentes para a sua montagem, além de bons conhecimentos técnicos em eletrônica, computação e (pasmem) matemática para a sua utilização (nem tanto), Laércio Vasconcelos, Carlos Eduardo Morimoto e Gabriel Torres foram os grandes nomes que se consagraram nestes tempos, quando o mercado de montagem e manutenção de computadores floresceu entre os anos 90 e 2000…
O Laércio Vasconcelos foi um dos pioneiros no setor, formado em Engenharia Eletrônica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), além de ter pós-graduação e extensão em Informática na PUC (Rio de Janeiro) e Universidade de Califórnia. No início dos anos 90, fundou a sua empresa Laércio Vasconcelos Computação e publicou vários livros de Informática, os quais a grande maioria era voltado para a montagem e manutenção de micros. Por fim, também foi consultor e colaborador para diversos jornais e revistas especializadas em TI, além de promover diversas palestras em escolas e universidades sobre o assunto.
Já Carlos Eduardo Morimoto, começou a trabalhar com TI bem novo: com apenas 7 anos, aprendeu a programar em BASIC. Aos 13 anos, começou a trabalhar no ramo de montagem e manutenção de computadores e aos 17 anos, publicou o seu primeiro livro intitulado “Hardware PC”, lançado pela editora Book Express. Mais à frente, lançou o seu site Guia do Hardware, o livro “Entendendo e Dominando o Linux” e o sistema live-CD Kurumin Linux. Por fim, também a sua própria editora de livros: a GDH Press. Embora não tenha tantos livros quanto os demais autores, suas obras são de excelente qualidade técnica!
Por fim, o Gabriel Torres também fez parte desta história, também sendo contemporâneo do próprio Morimoto, ao lançar também um site especializado em hardware & computação pessoal: o Clube do Hardware! Tal como Morimoto, se interessou por eletrônica e computação muito cedo, formando-se em técnico de eletrônica, além de colaborar com publicações especializadas em Informática & Tecnologia. Ao longo de sua vida profissional, também publicou muitos livros sobre o assunto, sempre com destaque para a eletrônica e o hardware.
Estes três grandes nomes (além de outros), tiveram um grande impacto na minha vida profissional, que não só me motivaram na transição da Metalurgia (área pela qual atuei por +10 anos) para a área de Tecnologia da Informação, como também me fizeram optar por Infraestrutura & Suporte Técnico ao invés de Desenvolvimento de Software! Durante muitos anos, fui um leitor assíduo das obras publicadas por estes incríveis profissionais, as quais ajudaram muito a moldar o profissional que sou atualmente.
“Infelizmente”, os avanços tecnológicos promovidos para esta área simplificaram a construção do PC desktop, graças a integração dos componentes eletrônicos e a automatização dos processos referentes a ajustes e configuração. Este foi “início do fim” da arte de montar um PC desktop, já que a partir de um certo momento, os profissionais especializados em montagem e manutenção já não precisaram mais ser tão capacitados para esta empreitada! Inclusive, “um usuário médio com o cérebro de um macaco-aranha” já daria conta do recado…
Será que um dia, será a vez das redes de computadores através da SDN? &;-D
Outro nome a ser lembrado é o do Iberê Campos, que editou a Revista PNP, uma das melhores da área de hardware e suporte em informática. Pena que a revista acabou e eu não consegui completar a minha coleção.
Esse, eu não conhecia (embora tenha visto exemplares da Revista PNP). Também fui colecionador de revista: a PC & Cia, da Editora Saber. Bons tempos!