Xbox: Lockhard está de volta?

E a saga continua! Apesar da Microsoft negar a existência de um console mais barato, sem drive óptico e focado em streaming, alguns sites especializados no cenário de jogos recentemente publicaram rumores sobre o planejamento do projeto Lockhard. Inclusive, algumas de suas especificações foram até cogitadas…

O novo console em questão teria um conjunto CPU+GPU mais simples, focado em rodar jogos na resolução Full-HD ou 1440p, além da disponibilidade de um SSD para acelerar o carregamento dos jogos baixados (embora também permita “executar” jogos via streaming). O mais interessante é que, dentre as (supostas) especificações, o equipamento em questão teria 12 GB de memória RAM e ofereceria algo em torno de 6 a 8 Teraflops de processamento gráfico. Hã?

Em suma: praticamente as mesmas especificações do Xbox One X!

Então, poderíamos esperar uma versão otimizada do hardware do Xbox One X ao invés da nova arquitetura do SoC, com uma atualização de sistema que permita a execução dos jogos para esta nova arquitetura? Ou a opção de upgrade do sistema do Xbox One X para rodar os jogos mais recentes (mas não teríamos o suporte ao Ray Tracing)? Ou ainda, o sistema atual suportar os futuros jogos a serem lançados para a nova plataforma (mantendo o nome comercial Xbox One)?

Sei que parece loucura, mas seria perfeitamente possível manter 3 gerações de consoles Xbox One (clássico/S, X/Lockhart e Scarlett)? Em termos de performance sim, pois sabendo que a diferença de desempenho entre eles é de 4x, os modelos mais simples poderiam executar os jogos a 720p@30, ao passo que os modelos intermediários executariam em 1080p@60 e por fim, a nova geração executaria em 4k@60 (o que afinal de contas, vem sendo “prometido” pela Microsoft). Mas na prática, considerando as diferenças entre as arquiteturas e os recursos disponíveis, certamente teremos entraves técnicos…

Enfim: só saberemos daqui a um ano… &;-D

Fonte: Kotaku.