Cadê os consoles Android?

Quando os primeiros jogos para a plataforma Android começaram a se popularizar, muitos consideraram apenas uma questão de tempo para que os consoles baseados neste sistema começassem a se popularizar (ainda que não batessem de frente aos consoles tradicionais). Até que algumas boas opções apareceram posteriormente, como o M.O.J.O (Mad Catz), o Nexus (Google), o Shield (nVidia) e o famigerado Ouya, mas…

Nenhum deles vieram para ficar! Embora o case de mais sucesso seja o nVidia Shield (pelas boas especificações de hardware e suporte do fabricante), infelizmente ele é mais usado para fazer streaming de jogos do PC a que executar os jogos desenvolvidos nativamente para o Android. O pior é que neste último caso, temos um equipamento superdimensionado para realizar tarefas onde um simples dongle Chromecast e um controle genérico daria conta do resultado. Puro desperdício de hardware!

Para variar, são poucos os títulos feitos para serem rodados consoles! Infelizmente, a grande maioria são focados para jogadores ocasionais, que gastam apenas alguns minutos do dia curtindo uma jogatina ocasional. Se os jogos fossem desenvolvidos para entregar uma experiência mais intensa, não só teríamos problemas em relação a autonomia do dispositivo, como também tais títulos custariam muito mais que os míseros dólares cobrados pelos jogos tradicionais. Sem contar o espaço de armazenamento…

Em suma: no máximo, teremos experiências diferenciadas que mais se aproximam dos jogos indie a que títulos AAA clássicos, como o belo exemplo da Apple TV. Apesar de dispor de um equipamento bem mais otimizado e um catálogo de jogos interessantes (para a categoria), infelizmente o dispositivo em questão é consideravelmente mais caro (especialmente se contar com um joystick), tornando a opção da compra do console clássico até mais interessante.

Ainda assim, torço para que este cenário possa mudar… &;-D