Era uma vez, as certificações CCNA…

Eis, a bomba: em sua última conferência em San Diego (Califórnia), a Cisco anunciou uma completa reformulação do seu portifólio de certificações, com mudanças drásticas para o CCNA, o CCNP e o CCIE. Em destaque, a extinção de todas as certificações CCNA, sendo mantida a Routing & Switching, que por sua vez se chamará apenas CCNA e aborverá parte do conteúdo das demais…

Já as demais especializações (CCNP e CCIE) também tiveram boas mudanças estruturais, mas nada assim tão relevantes quanto a reformulação do CCNA! Simplesmente, deixarão de existir a Wireless, a Security e a Service Provider, entre outras que compõem um conjunto de quase 10 certificações associates. Por outro lado, nasce uma nova certificação chamada DevNet, focada para desenvolvedores de softwares para automação de processos.

Para mim, esta novidade possui lados positivos e negativos. De positivo, não precisarei mais tirar 3 certificações (pois além da R&S, estava com estudos adiantados para obter a Wireless e a Security) e a pagar mais caro por elas, já que agora a CCNA terá parte do conteúdo destas duas (e mais algumas outras). E assim, manter a minha abordagem 1+, a qual obtenho uma certificação base, mas mantenho os meus estudos atualizados para as competências relacionadas.

Porém, certamente esta certificação terá um grau maior de dificuldades, sem contar ainda que haverá uma nova seção dedicada exclusivamente para a automação e programação, o que vai me exigir boas horas de estudos, pois escrever código não é a minha especialidade (embora tenha entrado na faculdade para ser desenvolvedor e escolhi infraestrutura). Ou quem sabe, eu acabe me surpreendendo por dispor de habilidades de desenvolvimento que não conhecia?

Assim que tiver mais novidades, postarei aqui no blog… &;-D

Fonte: Cisco.