1 GB de memória RAM seria o suficiente para rodar o Android TV?

Pois ao contrário do que muitos pensam, 1 GB é uma quantidade absurda de memória, especialmente se for designada para dispositivos que irão executar tarefas que exijam poucos recursos computacionais! No entanto, não é este o ponto de vista de Mishaal Rahman (editor do portal Android Autority): em uma publicação de sua autoria na qual ele contesta a decisão do Google, por estabelecer a quantidade de 1 GB de memória RAM como a mínima necessária, para rodar as novas edições do Android TV e assim, certificar os reprodutores dotado desta especificação…

“One of the best things about the new Google TV Streamer is how much memory it has. With 4GB of RAM at its disposal, the Google TV Streamer is one of the better performing media streaming devices out there even if it doesn’t have a particularly fast processor. However, it’s an outlier in terms of memory capacity, as the vast majority of media streamers running Android have 1.5 to 2GB of RAM. Android doesn’t need a lot of memory to work, especially when you only need to run one app at a time like on TVs, but…”

— by Android Authority.

Há alguns meses, a empresa lançou o Google TV Streamer, um dispositivo designado para ser conectado a uma TV “burrinha” e assim, contar com as aplicações e os serviços oferecidos pelas tradicionais TVs “inteligentes”! O dispositivo em questão é dotado de 4 GB de memória RAM e por isto, é considerado por Rahman como o melhor dispositivo para reprodução de mídia disponível no mercado. Já as demais alternativas disponíveis, estas geralmente possuem pouca memória RAM (entre 1.5 a 2 GB, o que na opinião deste auto interfere muito na experiência de usuário aceitável. Por incrível que pareça, as suas argumentações fazem sentido!

Com base nos requisitos anteriores, o Android TV somente seria certificado nos dispositivos que tivessem 1.5 GB de memória RAM para reproduzir conteúdos na definição Full-HD (1080p), ao passo que seriam necessários 2 GB de memória RAM para a definição 4K (2160p). Mas a partir das edições mais recentes do sistema (que será baseado no Android 14), apenas 1 GB de memória RAM darão conta do recado! No entanto, para rodar a interface gráfica Google TV, serão exigidos pelo menos 2 GB de memória RAM! Resumindo: os dispositivos alternativos dotados de 1 GB poderão rodar o Android TV sem maiores problemas, mas sem o Google TV!

Se já não bastasse toda a confusão em torno do Android TV e do Google TV…

Na boa: simplifica, Google! Bota 2 GB de memória RAM como especificação mínima para os novos dispositivos de streaming, independente deles reproduzirem os conteúdos nas definições de Full-HD ou 4K! Caso os fabricantes queiram oferecer dispositivos com menos memória RAM, que eles façam isto por conta própria e assumam os riscos. Ou então, promova todas otimizações necessárias para que não só o sistema operacional (Android TV) possa rodar com estes requisitos, mas também a aplicação (Google TV) e os demais serviços oferecidos.

Pois já tive um Google Nexus Player com 1 GB de RAM e que rodava tudo! &;-D