Há muitos anos, publiquei este site/blog na plataforma Blogger (sob o domínio by-darkstar.blogspot.com), que por sua vez revolucionou o mercado ao trazer para os usuários leigos, uma solução simples, prática e eficiente para publicar blogs e outros sites do gênero. Embora atendesse bem as minhas necessidades, ele tinha algumas limitações que me impossibilitavam customizar o meu blog pessoal, o que acabou me levando a contratar um serviço de hospedagem e experimentar outras ferramentas mais sofisticadas, como o Joomla! e o WordPress…
“Blogger is among the earliest content management systems (CMS) introduced to the internet. It was launched in 1999, and the WordPress predecessor has since provided an intuitive space for creating websites in minutes. With Google acquiring the platform in 2003, you now have the added benefits of monitoring visitor activities and drag-and-drop functionality from your personal laptops. The acquisition doesn’t boost your ranking on the search engines over non-Blogger sites. However, it paves the way for more new and improved features.”
— by Android Police.
Os anos se passaram e, embora a plataforma já tivesse sido adquirida pelo Google (sendo promovida sob a sua tutela), desde então não havia tido mais notícias sobre ela, o que me levou a considerar a possibilidade dela ter sido extinta (especialmente nestes tempos em que o WordPress domina o mercado e deixa os demais concorrentes “comendo poeira”). Mas para a minha surpresa, o Blogger não só existe, como também evoluiu ao longo dos anos e apesar de (ainda) não ser um rival à altura do WordPress (em termos de recursos e funcionalidades), ainda assim possibilita realiza bons trabalhos com poucos cliques.
Irene Okpanachi (freelancer) publicou um belo artigo, que descreve várias dicas e truques para usar os recursos e funcionalidades oferecidos pelo Blogger, destacando-se a edição dos temas disponíveis, a habilitação de publicação de postagens a partir de um e-mail, a possibilidade de convidar colaboradores para gerenciarem o blog, a reorganização das postagens feitas, a utilização do Google Analytics, a adição de gadgets e imagens com links, a promoção e monetização do blog e a realização de backups dos conteúdos postados. Todos eles foram descritos de forma simples e direta, além de adotar o formato passo-a-passo.
No geral, o Blogger atende (muito bem) os usuários que desejam apenas fazer simples (e boas) postagens em seus blogs, sem exigir os conhecimentos técnicos necessários em HTML & CSS para realizar ajustes e personalizações, além de automatizar uma série de processos relacionados a gestão do blog e todo o seu conteúdo. Embora não seja um concorrente direto do WordPress, ele pode conquistar o seu espaço ao atender uma parcela de usuários que apenas quer publicar e manter um blog e nada mais. Tão bom, que eu mesmo já considerei a possibilidade de voltar para ele, mas…
… quem sabe um dia, volte a utilizar apenas o HTML e o CSS? &;-D