Sim, sou um grande fã da CompTIA! Há tempos, venho fazendo regularmente boas publicações a respeito da instituição e suas incríveis certificações de TI, bem como as outras iniciativas patrocinadas por ela e seus parceiros! Além de ser uma organização sem fins lucrativos e que promove certificações de caráter neutro (que não privilegiam nenhum fornecedor em detrimento de outros), ela possui uma grande ênfase em infraestrutura de TI, área pela qual me especializei (e também, me apaixonei)…
“CompTIA, the world’s leading information technology (IT) certification and training body, today unveiled an ambitious 2024 product vision that extends its learning and certifications portfolio to serve even more students and career professionals. CompTIA will introduce multiple new products over the next 12 months, with the first coming to market in Q1 2024. Five existing CompTIA certifications will be refreshed with significant updates to both exam objectives and learning programs…”
— by CompTIA Newsroom.
Para 2024, ela irá realizar o lançamento de vários produtos, subdivididos em 4 categorias correspondentes aos diferentes níveis para a progressão dos estudantes: Essentials (“aumenta a competência tecnológica em uma variedade de funções, tanto em cargos específicos de tecnologia quanto em ocupações adjacentes que dependem de tecnologia”), Série a+ (“expande o acesso a carreiras tecnológicas e incentiva mais pessoas a explorar opções de emprego, através de uma coleção modular de aprendizagem técnica e programas de certificação”), Pro Series (“aprendizado prático com ferramentas e tecnologias de fornecedores que são necessárias, à medida que as carreiras tecnológicas progridem”) e Xpert Series (“conjunto de exames de certificação de nível especializado, com produtos de aprendizagem e currículos de treinamento relacionados”).
A CompTIA também destacou as atualizações que serão feitas para algumas, das suas principais certificações de TI: a Network+, a Cloud+, a PenTest+ e a IT Fundamentals (que por sua vez, também será renomeada para Tech+). Para estas, serão feitas mudanças consideráveis e que irão refletir tanto nos objetivos dos exames (tópicos cobertos pelas questões), quanto nos programas de aprendizado oficial promovidos por ela. Segundo Todd Thibodeaux (CEO da CompTIA), o foco será direcionado “para o desenvolvimento de competências mais profundas e amplas”, além do “aprendizado baseado em competências e percursos ágeis” (confesso que não entendi muito bem este último aspecto).
Dentre os demais aspectos a serem observados, destacam-se a “fluência digital” (competências relacionadas a utilização de recursos de TI), por ser uma necessidade universal em quase todas as profissões (assim como o domínio do idioma inglês). A seguir, também foram citadas as relações estabelecidas entre as soluções tecnológicas disponíveis, as quais cada vez mais precisam trabalhar em conjunto. O mesmo se dá para os especialistas em TI que atuam em determinadas áreas (como é o caso de computação em nuvem e segurança cibernética), os quais necessitam dispor de conhecimentos mais gerais, amplos e que se complementam, para que possam alcançár os resultados desejados em suas profissões.
Que bom! Mas por ora, vou manter apenas as minhas certificações atuais… &;-D