As vezes, confesso que me sinto confuso e entusiasmado ao mesmo tempo, com as iniciativas em termos de plataforma que a Cisco promove para o aprendizado. Mesmo oferecendo a tradicional Cisco Networking Academy (Netacad), a Cisco também lançou a iniciativa Skills For All para tornar mais acessível, os cursos e seus respectivos materiais didáticos. Tempos depois, as duas se fundiram em uma só, mantendo o domínio Netacad (que existe há +25 anos) e utilizando os recursos oferecidos pela moderna Skills For All…
“Cisco U. Essentials is designed for individuals and teams embarking on their journey into the world of IT and networking. This foundational level learning plan caters to beginners and those with limited experience, offering an accessible entry point into Cisco technologies. Whether you’re a student, career changer, or tech enthusiast looking to solidify your understanding, Cisco U. Essentials provides the tools and training you need necessary to build a strong technical foundation across networking subjects.”
— by Cisco Blogs.
Por fora, também temos a Cisco U, outra iniciativa da empresa que tem como objetivo, promover novas experiências de aprendizado digital e que atenda aos interesses e as necessidades dos estudantes, mesmo que eles tenham pouco ou nenhum conhecimento técnico e experiências limitadas. Embora sejam louváveis os esforços da empresa em trazer mais opções para o aprendizado, na prática acredito que estas abordagem acabam se tornando mais redundante, já que a atual Netacad já entrega boas experiências de aprendizado digital. Em todo caso, talvez seja melhor ter sobrando do que ter faltando, certo? E falando em Cisco U…
Margaret Dilloway (editora e expert no assunto) aproveitou a oportunidade para explorar as 5 principais trilhas de aprendizado oferecidos pela plataforma: o “treinamento CCNA” (atualizado prover instruções voltadas para o uso de IA), o “treinamento para iniciantes em segurança cibernética” (com objetivo de tornar os estudantes, um membro contribuinte de uma equipe de segurança cibernética), a “programação para engenheiros de rede” (voltado para aplicar os conceitos básicos do Python para criar scripts úteis e práticos com a biblioteca Netmiko), o “desenvolvimento de aplicativos de redes e automação de fluxos de trabalho” (usando a plataforma Cisco) e a “operação Cisco SD-WAN” (criar, gerenciar e operar uma rede SD-WAN usando produtos Cisco SD-WAN).
Todos eles hospedados na plataforma, conforme já havia dito anteriormente. Embora seja possível acessar alguns cursos (que fazem parte da trilha) de forma gratuita (para obter uma prévia do que ela oferece), na prática a trilha completa destes treinamentos não é gratuita, sendo necessário a concessão de créditos educacionais (CEs ou CLSs) ou o pagamento de subscrições, que por sua vez podem variar de acordo com o plano e o tempo de acesso (6 ou 12 meses). Se vale à pena? Pelos conteúdos, definitivamente sim! Já em relação aos custos, acredito que seria mais interessante buscar uma instituição parceira que ofereçam os treinamentos desejados, se for possível encontrá-las.
Seja qual for a escolha, o mais importante é que você esteja satisfeito! &;-D