A AMD e a confusa relação de seus lançamentos…

Quando a AMD anunciou o lançamento das novas unidades Ryzen 4000, a grande expectativa estava na performance geral da sua nova arquitetura, batizada de Zen 3. No entanto, para a decepção de muitos entusiastas (e a felicidade dos fanboys da Intel), as unidades a serem vendidas para portáteis ainda continuarão a usar a “antiga” Zen 2, ao passo que para os desktops, a Zen 3 será a arquitetura padrão destes equipamentos…

“The AMD Cezanne APU reveals eight compute units (CU) with 64 shader units each, which actually matches the Ryzen 7 4800U. So that’s 512 Shader cores. The GPU clock is a notch higher at 1850 MHz. In the Sandra listing the integrated GPU performed around 5 to 10 percent faster than the Ryzen 7 4800U. The listing shows entries called “Celadon-CZN Renoir”, suggesting that both APU series bestow an identical physical design. So yes, this would be a preliminary sign of life for Ryzen 5000G. Since it’s spotted this early already, a launch early Q1 2021 would not seem implausible.” — by Guru 3D.

E pelo visto, a confusão vai continuar: em um vazamento da base de dados da SiSoft (desenvolvedora do software de detecção e benchmark Sandra), as novas unidades Ryzen 5000 (codiname Cezanne) continuarão utilizando a arquitetura Zen 3, ao invés da esperada Zen 4 (que por sua vez promete mais ganhos pontuais de performance, se comparada com a Zen 3). E se já não bastasse essa confusão, também vale lembrar que algumas unidades Ryzen Pro 3000 ainda utilizam a arquitetura Zen+. Resumindo: que confusão do c******!

É nessa “brincadeira” que a AMD acaba perdendo a confiança e a simpatia dos entusiastas e aficcionados, ao inventar nomenclaturas confusas e inconsistentes, que não correspondam exatamente a série de produtos que desejam comercializar. E se um especialista é obrigado a realizar pesquisas mais detalhadas para saber qual deles realmente atenderá as suas necessidades, imagina a vida dos simples usuários que vão adquirir o “computador dos sonhos” em lojas de eletrodomésticos e descobrem depois, que o produto em si não é tão bom assim?

Isso sem contar os outros detalhes técnicos… &;-D