A certificação CompTIA A+ poderá tornar o seu currículo mais forte?

Definitivamente, sim! As certificações de TI são credenciais designadas para comprovar os conhecimentos, as habilidades e as experiências dos profissionais em determinadas tecnologias, serviços e/ou produtos, sendo geralmente emitidas por instituições reconhecidas no mercado. Muitas delas, são fundamentais para aqueles que se candidatam a determinadas oportunidades de trabalho e até mesmo aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho (através das posições de entrada) podem se beneficiar delas, como é o caso das funções voltadas para o suporte de TI (técnico de help-desk e especialista em infraestrutura)…

“In today’s competitive job market, having the right technical and soft skills on your resume can make all the difference. For aspiring information technology professionals, employers are looking for candidates who can hit the ground running with practical, hands-on expertise. According to the CompTIA Tech Jobs Report, IT support roles like help desk technician and IT support specialist are among the most in-demand entry-level positions, but they require more than just theoretical knowledge—you need real-world skills that solve real-world problems.”

— by CompTIA Blog.

Embora seja uma certificação de TI de entrada (e muitas vezes, a sua importância é bem subestimada), a CompTIA A+ confere aos profissionais de infraestrutura uma credencial respeitada no mercado de trabalho, já que as habilidades essenciais de TI dignas de um bom currículo e que se alinham com as expectativas do empregador. Da solução de problemas de hardware e software ao gerenciamento de redes e noções básicas de segurança cibernética, o A+ garante que você esteja preparado para enfrentar os desafios das funções de TI atuais.

Eis, uma lista resumida das habilidades essenciais para a infraestrutura de TI:

  • Diagnosticar e resolver problemas com componentes de hardware, como CPUs, RAM e dispositivos de armazenamento.
  • Instalar e configurar sistemas operacionais, incluindo Windows, macOS e Linux.
  • Gerenciar aplicativos de software e solucionar erros comuns.
  • Entender conceitos de rede como endereçamento IP, tecnologias sem fio e protocolos.
  • Implementar medidas básicas de segurança cibernética para proteger sistemas e dados.
  • Gerenciar acesso e permissões de usuários para garantir operações seguras.
    Aplicar o pensamento lógico para diagnosticar e resolver desafios de TI.
  • Usar ferramentas como interfaces de linha de comando e software de diagnóstico para solucionar problemas.
  • Desenvolver soluções que se alinhem com as metas e políticas organizacionais.

A CompTIA A+ é uma certificação neutra e independente em relação ao fornecedor, pois não promove nenhuma empresa, tecnologia, produto ou serviço em particular. Ela é desenvolvida (e mantida) com a contribuição de profissionais de TI e seus empregadores, para garantir que esteja alinhada às necessidades do setor, além de ser bastante relevante para o mercado de trabalho. Um profissional de TI certificado por ela é capaz de atender as demandas de trabalho e resolver uma série de problemas que pode encontrar, além de consolidar os fundamentos de TI necessários para investir em novas áreas de atuação e segmentos do mercado.

Pois ela também é um pré-requisito para conquistar outras certificações… &;-D

Leave a Comment