A educação é para todos? Sim! Inclusive, para aqueles que possuem…

… deficiências que impedem de terem uma vida normal. Embora muitas destas deficiências possam trazer limitações para estas pessoas se capacitarem em uma profissão de sua escolha, isto não quer dizer que eles não possam ser independentes e produtivas. Mesmo com todas as dificuldades e empecilhos, poderemos auxiliá-las através do acesso as mais modernas tecnologias e serviços voltados para a educação e assim, contar com uma poderosa força de trabalho que poderá beneficiar toda a sociedade! Ao menos, este é o pensamento da Cisco…

“As the world celebrates the 2025 Global Accessibility Awareness Day (GAAD), Cisco took a significant step towards championing disability inclusion by partnering with Teach Access, a nonprofit organization dedicated to enhancing accessibility education. Teach Access envisions a fully accessible future in which students enter the workforce with knowledge of the needs of people with disabilities and skills to create technology that is born accessible…”

— by Cisco Blogs.

A Cisco Networking Academy, um programa global de educação em TI que alcança mais de 4,7 milhões de alunos todos os anos, agora está mais focada em tornar seus cursos acessíveis a todos. Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade de 2025, a empresa se uniu a uma organização sem fins lucrativos chamada Teach Access e juntos, eles criaram ferramentas e diretrizes para ajudar os professores a incluir acessibilidade em suas aulas. O principal objetivo é preparar os alunos para desenvolver tecnologias que todos possam usar, incluindo pessoas com deficiências em geral.

Um dos principais resultados dessa parceria é uma coleção de materiais didáticos chamada Lista de Reprodução de Acessibilidade. Ela foi criada para os instrutores da plataforma Netacad (Cisco Networking Academy) e inclui conteúdo gratuito promovidos pela Teach Access. Dentre eles, estão aulas online e materiais didáticos prontos para uso sobre tópicos como conscientização sobre deficiência, design inclusivo e como ensinar com acessibilidade em mente. Esses recursos podem ser usados ​​em diferentes áreas, como Ciência da Computação, Design de Experiência do Usuário (UX) e Desenvolvimento WEB.

Desde 2019, mais de 232.000 alunos com deficiência participaram da Cisco Networking Academy. Para melhor apoiá-los, a Cisco adicionou novos membros ao seu Conselho Consultivo, incluindo grupos que trabalham com acessibilidade em todo o mundo. Alguns deles são a Open University (Reino Unido), a Cisco Academy for the Vision Impaired (Austrália), o NSITE (EUA) e a Bridge to Opportunity (EUA). A Cisco também ouve o feedback de alunos e instrutores para continuar aprimorando os recursos de acessibilidade em suas ferramentas de aprendizagem.

Um exemplo disso foi quando a Cisco atualizou suas máquinas virtuais de segurança cibernética para funcionar com leitores de tela, após instrutores relatarem problemas. Essas atualizações fazem parte de um esforço mais amplo da Cisco, liderado pelo Escritório de Acessibilidade, para garantir que toda a sua tecnologia possa ser usada por todos. Isso demonstra o compromisso da Cisco em criar um futuro mais inclusivo para todos.

Mais uma vez, parabéns para a Cisco pelas suas belas iniciativas! &;-D