A Microsoft pretende “matar” o Steam Deck? Eis, as conclusões…

… de Chris Hoffman (autor do portal PC World)! O PC desktop se consolidou como uma das mais importantes plataformas para jogos eletrônicos, especialmente em vista da adoção do sistema operacional Microsoft Windows. Mas nestes últimos anos, a Valve trouxe uma excelente alternativa para jogos em uma plataforma de hardware portátil, potente o suficiente para garantir uma boa experiência de uso, compatível com os jogos já existentes para o Windows e de quebra, dotado de um sistema operacional bem mais ajustado para esta classe de dispositivos…

“Microsoft can’t be happy about the Steam Deck. After all, PC gaming has long been about Windows. For decades! Yet now one of the hottest PC gaming systems is… a portable Linux PC that runs Windows games? That’s right. The Steam Deck has really taken off. To make matters worse for Microsoft, Windows just doesn’t work well on gaming handhelds. Years after its launch, the Steam Deck is still the handheld gaming PC to buy. (No wonder Microsoft wanted to buy both Valve and Nintendo, according to leaked confidential documents!)”

— by PC World.

Eis o Steam Deck, que não só se tornou um grande sucesso comercial, como também inspirou outros fabricantes a lançarem os seus próprios portáteis para jogos, como é o caso do Asus ROG Ally X e do Lenovo Legion Go! Porém, a grande jogada da Valve não foi rivalizar com as demais alternativas e sim, se juntar a elas: há tempos, ela vem trabalhando para tornar o seu sistema operacional SteamOS (baseado no Arch Linux) compatível com os demais dispositivos e assim, também consolidando o seu sistema operacional para as plataformas baseadas no PC.

Obviamente, a Microsoft não está muito satisfeita com as investidas da Valve e por isto, vem promovendo algumas mudanças que tem como objetivo, “matar” (no bom sentido) o Steam Deck! A começar pelo aplicativo Xbox, há tempos ela vem trabalhando no seu “modo compacto”, com o objetivo de tornar a sua interface mais usável em dispositivos dotados de telas compactas (entre 7 a 8 polegadas), como é o caso dos consoles portáteis. Inclusive, ela vem promovendo melhorias e otimizações para o seu sistema operacional, com o objetivo de promover melhorias para as experiências de uso em consoles portáteis, sendo este um aspecto que a atual edição do Windows vem deixando bastante a desejar.

A seguir, a empresa também vem promovendo a marca Xbox como todo um ecossistema em torno da plataforma de serviços, independente do fato de estarmos jogando em um console, em um PC ou em um smartphone. E porquê não, nos consoles portáteis? Em geral, estes dispositivos (que não rodam um sistema operacional da empresa para rodar jogos) poderão usufruir do serviço de streaming oferecido por ela, bastando apenas dispor de uma boa conexão com a Internet. Por fim, alguns rumores sobre a possibilidade da empresa lançar até mesmo um “Xbox Portátil” para concorrer com o Steam Deck e as demais alternativas, mas devido a todo o trabalho seja necessário para tornar o Windows mais usável nesta classe de dispositivos, muitos analistas consideram improvável esta investida.

Na minha opinião, a empresa (mais uma vez) deixou passar a oportunidade de estabelecer uma plataforma de software, designada exclusivamente para tornar qualquer hardware suportado como um legítimo “console Xbox”! Esta, seria compatível com o Windows e capaz de rodar os jogos compilados para este sistema, além de ser otimizada para consumir o mínimo de recursos computacionais do hardware em uso. Se tivesse feito isto há alguns anos, muito provavelmente os fabricantes de consoles portáteis não estaria considerando o SteamOS como alternativa. E de quebra, tornaria a vida da Sony bem mais “complicada”.

Mas pelo visto, ela será “obrigada” a apelar novamente… &;-D

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