Administrador de banco de dados: o que ele faz de tão especial?

Tal como a Medicina, a Tecnologia da Informação é uma das áreas que também possui vários segmentos e/ou ramos de atuação, exigindo dos seus profissionais uma ampla gama de conhecimentos técnicos e habilidades, para atenderem as suas exigências e requisitos! Para variar, muitas delas mal sequer possuem uma sólida linha divisória para diferenciá-las e não raro, muitos profissionais acabam se tornando aptos a atuarem em várias áreas que possuem uma certa correlação. No meio dessa “bagunça”, está o administrador de banco de dados

“Database administrators are becoming more in-demand as an increasing number of organizations are moving to the cloud and implementing digital transformation initiatives on a large scale. These organizations rely on DBAs to design, backup, transition and secure databases, as well as ensure all connections to legacy systems remain intact. But in addition to these tasks, what does a database administrator do? We’ve got the answers you need.”

— by CompTIA Blog.

Diferente das demais profissões de TI, o especialista em Administração de Banco de Aados (DBA) é focado exclusivamente na gestão e administração de bancos de dados, tendo poucas obrigações em relação ao domínio de outras competências relacionadas as demais áreas de atuação. No máximo, exige-se desta classe de profissionais uma base de sistemas operacionais e redes de computadores, já que as soluções designadas para a gestão de dados não só irão rodar nestas plataformas, como também precisarão se comunicar com outras soluções.

Ainda assim, não deixa de ser um campo amplo! Jessalynne Madden (freelancer) publicou um excelente artigo, o qual traz uma série de informações interessantes sobre estes profissionais, destacando as suas principais responsabilidades em relação aos bancos de dados: a atualização, gestão e organização dos dados, o projeto e o desenvolvimento, o arquivamento de dados, a manutenção e a resolução de problemas, a segurança, a documentação, os treinamentos, os backups e a recuperação, além dos planejamentos futuros. Embora tais responsabilidades já fossem bem conhecidas, o que me deixou impressionado mesmo foi a lista de habilidades requeridas para esta carreira profissional…

Além das habilidades relacionadas a gestão de banco de dados (com ênfase nas principais soluções DBMS disponíveis no mercado e suas tecnologias), destacaram-se requisitos como o conhecimento básico da linguagem de marcação de textos (HTML) e de linguagens de programação, além da já citada gestão e administração de sistemas operacionais: Linux, UNIX e Windows. A Computação em Nuvem também teve um grande impacto nestes requisitos e por isto, os DBAs também precisarão de sólidos conhecimentos técnicos para realizar a gestão de banco de dados, em plataformas e serviços hospedados “nas nuvens”!

Sem contar ainda, as paranóias relacionadas a segurança dos dados…

Obviamente, a CompTIA aproveitou o momento para promover a sua nova certificação de TI! Concebida para promover os fundamentos para a administração de bancos de dados, a CompTIA DataSys+ “define um padrão unificado de habilidades para o gerenciamento e proteção bem-sucedidos de ativos de dados”, ela é designada para os profissionais de DBA que desejam iniciar a construção da sua carreira de TI nesta área e por isto, ela estabelece nos seguintes pilares: fundamentos, implementação, gestão & manutenção, segurança e continuidade dos negócios.

Quanto a mim, mal me lembro dos comandos básicos de SQL… &;-D