… da própria Western Digital? Vai entender! A SanDisk decidiu dar um fim nas tradicionais marcas de SSDs “WD Black” e “WD Blue”, substituindo-as pela nova linha “SanDisk Optimus”. Essa mudança faz parte do processo de separação da Western Digital de seu negócio de memórias flash, iniciado no final de 2023 e concluído no início de 2025. A partir de agora, os modelos que eram conhecidos como “WD Blue” passam a integrar a família SanDisk Optimus, enquanto os modelos de alto desempenho “WD Black” serão rebatizados como Optimus GX e GX Pro…
“WD Black and Blue SSDs are some of the most widely recognized client drives on the market, but their branding is about to disappear. Following Western Digital’s flash-business spinoff, SanDisk announced it was retiring the beloved names and rebranding its NVMe lineup under the SANDISK Optimus banner. Going forward, WD Blue drives, like the SN5100, will be sold as SanDisk Optimus drives. Meanwhile, the company’s higher-end WD Black drives, like the SN7100 and SN8100, will bear the Optimus GX and GX Pro names.”
— by The Register.
Apesar da mudança no segmento de SSDs, o nome Western Digital não desaparecerá completamente do mercado de armazenamento, muito pelo contrário: a empresa continuará utilizando as cores Black, Blue, Red, Purple e Gold para sua linha de discos rígidos tradicionais (HDDs). A transição de marca no segmento dos SSDs é vista como um passo inevitável após a “divisão de bens” entre as duas companhias, onde a Western Digital ficou responsável pelo setor de discos magnéticos, ao passo que a SanDisk assumiu integralmente a divisão de memórias NAND Flash.
Para o consumidor final, o impacto imediato deve ser apenas na identificação do produto (o que pode ser um certo problema para os fãboys das marcas), já que o hardware e os processos de fabricação permanecem os mesmos. A SanDisk já era a responsável pela produção dessas unidades sob o selo da WD, portanto, a tecnologia por trás dos drives SN5100, SN7100 e SN8100 não sofreu alterações técnicas. No entanto, os compradores precisarão se “acostumar” a buscar pelos novos nomes nos sites de vendas à medida que os estoques antigos forem substituídos.
Por fim, a publicação original alerta que, embora a mudança de nome não afete o fornecimento dosp produtos, o mercado global de memória enfrenta desafios externos significativos. O aumento drástico nos preços de NAND flash e DRAM, impulsionado em grande parte pela alta demanda de Inteligência Artificial, continua sendo uma preocupação considerável. Assim, a disponibilidade dos novos SSDs Optimus pode ser mais afetada pela escassez global de componentes, do que pela reestruturação interna das marcas.
Resumindo: a marca SanDisk fica “na corda banba”. Já a Western Digital… &;-D