Aficcionados por jogos, preparem-se para fazer o upgrade do seu PC!

De todos os componentes responsáveis pela performance geral dos PCs desktops, a memória RAM é a mais “subestimada” em relação a sua importância para todo o sistema computacional. Apesar dela não ser uma das mais “badaladas” quando o assunto é maximizar a performance, ela certamente será “lembrada” caso o equipamento apresente problemas de desempenho, se não for especificada de forma correta. Em jogos, é comum ver os mais poderosos PCs apresentarem uma série de problemas, que vão de lentidão a instabilidades e travamentos…

“16GB has long been the “norm” for gaming PCs. After all, games don’t really benefit from more RAM beyond what they need to run smoothly, so gamers tend to spend their money on other components like the GPU, CPU, or cooling instead. However, 16GB of RAM simply isn’t enough anymore. Here’s why. Take a look at any triple-A game released in the past few years, and you’ll notice that the recommended system RAM is still listed as 16GB. Even the most technically demanding games like Microsoft Flight Simulator, Cyberpunk 2077, and Hogwarts Legacy only put 16GB of RAM as the recommended spec.”

— by How-To Geek.

De tempos em tempos, veremos os requisitos mínimos de memória RAM aumentarem ainda mais, em vista do lançamento de sistemas operacionais, de aplicações e especialmente, de jogos eletrônicos mais recentes: se para muitos, 16 GB eram considerados mais do que suficientes para as necessidades, Ismar Hrnjicevic (editor do portal How-To Geek), acredita que esta quantidade já não é mais indicada em vista dos requisitos mínimos publicados pelos desenvolvedores! Até então, jogos triplo-A badalados como Microsoft Flight Simulator, Cyberpunk 2077 e Hogwarts Legacy, definiam 16 GB de memória RAM como recomendável.

Atualmente, 16 GB de memória RAM se tornou a quantidade mínima necessária para os jogos mais recentes! Com base em suas experiências, ele observou que muitos jogos apresentam telas de carregamento mais demoradas e pequenos lags durante a sua execução, mesmo utilizando SSDs baseados no padrão M.2 NVMe. Este foi o caso de Returnal, um exclusivo para o console PlayStation 5 e que também possui uma edição voltada para PCs. Até mesmos os jogos que antes definiam 16 GB como a quantidade recomendável para uma boa experiência, já requerem pelo menos 32 GB para maximizar a qualidade visual que eles podem oferecer!

Já em relação as aplicações que rodam em segundo plano, elas também podem afetar bastante a performance geral do sistema, por requisitarem mais memória RAM. Este é o caso do navegador WEB Google Chrome, o qual poderá requisitar gigabytes de memória RAM, caso ele esteja com várias abas aberta. O mesmo se dá em relação as demais aplicações e serviços específicos, para maximizar as boas experiências oferecidas pelos jogos (como o Discordo e o Overwolf), bem como os utilitários designados para prover suporte aos dispositivos e periféricos em uso.

Felizmente, os módulos de memória RAM de alta capacidade não estão caros, o que possibilita a montagem de um PC desktop com pelo menos 24 GB de memória RAM, tornando-o apto para atender aos requisitos desejados pelos jogos mais recentes. Inclusive, bons kits de memória RAM de 32 GB (2x 16 GB) podem ser encontrados no mercado por valores que giram em torno dos 100 dólares. Por fim, também não basta apenas adicionar muitos gigabytes de memória RAM: as suas especificações técnicas também devem ser observadas, já que elas acabam interferindo na performance geral, como o padrão, a velocidade e a latência.

Por isto, já considero usar 32 GB de memória RAM em meu próximo PC… &;-D