… também trouxe uma série de melhorias para estes badalados mini PCs! Embora ela tenha abandonado o uso de SoCs x86 da Intel em prol dos SoCs ARM feitos por ela mesmo, a Apple ainda manteve a antiga carcaça utilizada pelos Mac Mini x86, que por sua vez eram mais largas e apropriadas para acomodar os (esquentados) chips da Intel. No entanto, sabíamos que em virtude do baixo consumo de energia dos SoCs Appple da série M, estes mini PCs poderiam contar com uma carcaça mais compacta ainda, assemelhando-se aos populares dispositivos Apple TV…
“Apple today unveiled the all-new Mac mini powered by the M4 and new M4 Pro chips, and redesigned around Apple silicon to pack an incredible amount of performance into an even smaller form of just 5 by 5 inches. With M4, Mac mini delivers up to 1.8x faster CPU performance and 2.2x faster GPU performance over the M1 model.1 With M4 Pro, it takes the advanced technologies in M4 and scales them up to tackle even more demanding workloads. For more convenient connectivity…”
— by Apple Newsroom.
E este dia, chegou: a Apple lançou uma nova linha de mini PCs Mac Mini M4. De cara, já podemos notar que apesar da carcaça ter o seu tamanho reduzido de forma considerável (apenas 5″ de largura), as suas especificações técnicas não foram sacrificadas, bem como a disponibilidade de conexões externas. Os novos Mac Mini M4 oferecem mais poder computacional que as gerações anteriores, apesar dos comparativos feitos se referirem as primeiras gerações de SoCs M1. Em relação a memória RAM, os modelos de entrada poderão contar com 16 GB ao invés de apenas 8 GB, além de ser mantido o preço base: US$ 599 (disponível a partir de 8/nov).
O novo SoC Apple M4 (de entrada) irá contar com 10 núcleos computacionais (CPUs) e 10 núcleos gráficos (GPUs), além dos 16 GB de memória RAM unificada. Já o SoC Apple M4 Pro (intermediário), ele poderá contar com até o dobro dos recursos oferecidos pelo chip mais simples (20 CPUs e 20 GPUs), além de integrar até 64 GB de memória RAM unificada. Em termos de transferência de dados, estes mini PCs serão os primeiros da sua geração a suportar conexões Thunderbold 5 (120 Gb/s). Já em relação a conexões externas, eles ainda continuam oferecendo uma boa gama de opções: além da já citada Thunderbold, também teremos 5 portas USB 3 (USB-C), 1 porta para saída de vídeo HDMI e uma conexão de rede Ethernet.
Por fim, nem é preciso dizer que o sistema operacional padrão para estes mini PCs será o moderno macOS “Sequoia”, que além de entregar uma série de aplicações e recursos, também irá oferecer uma boa integração com os demais dispositivos da empresa, destacando-se o espelhamento com o iPhone. E nestes tempos em que a Inteligência Artificial vem se consolidando, os novos Mac Mini M4 não só trazem NPUs capazes de atender aos requisitos das aplicações de IA modernas, como também serão priviliegiados pelo próprio sistema operacional que aos poucos, vem sendo aperfeiçoado para integrar as tecnologias de terceiros, como o ChatGPT.
Uma pena que não roda o Debian Linux e (pasmem) o Windows também… &;-D