Alguém ainda programa em BASIC? Pois se este for o seu caso…

… saiba que a partir de agora, esta linguagem de programação teve o seu código aberto! Sim, este também é o meu caso. Tive as minhas primeiras experiências em programação lá no início dos anos 90, ao realizar um curso de Informática básica em uma instituição situada no bairro onde (até hoje) moro. Na época, o BASIC utilizado foi um dialeto adaptado para rodar em computadores MSX. Tempos depois, fiz uma espécie de estágio (não renumerado) em que consistia a dar suporte para outros estudantes, criando até mesmo programas para treinar a digitação…

“For decades, fragments and unofficial copies of Microsoft’s 6502 BASIC have circulated online, mirrored on retrocomputing sites, and preserved in museum archives. Coders have studied the code, rebuilt it, and even run it in modern systems. Today, for the first time, we’re opening the hatch and officially releasing the code under an open-source license.”

— by Microsoft Open Source Blog.

A Microsoft tornou público o código-fonte do 6502 BASIC de 1975, o seu primeiro produto lançado no mercado. Este interpretador, criado por Bill Gates e Paul Allen para o Altair 8800, foi adaptado para o processador MOS 6502 e, mais tarde, serviu de base para o Commodore BASIC, utilizado em computadores como o PET, o VIC-20 e o Commodore 64. A Commodore licenciou o software por 25.000 dólares em 1977. O código-fonte, agora disponível sob uma licença MIT, possui cerca de 6.955 linhas em linguagem Assembly e inclui funcionalidades como aritmética de ponto flutuante, manipulação de strings e suporte a arrays.

A mesma base de código foi usada para criar o “Applesoft BASIC”, que por sua vez foi utilizado no Apple II. A sua importância histórica estende-se a outros sistemas, como o Atari 2600 e até mesmo o Nintendo Entertainment System (NES), que usava uma versão compatível do processador 6502. O código recém-libertado é a versão 1.1, que inclui correções de um coletor de lixo feitas por Bill Gates e o engenheiro da Commodore John Feagans em 1978.

A liberação deste software é um marco para a história da computação, pois este BASIC foi o responsável por introduzir uma geração de programadores ao mundo do código. O código também contém uma surpresa escondida, um “Easter egg” deixado por Bill Gates. A Microsoft espera que esta iniciativa permita que entusiastas e programadores explorem e modifiquem esta peça histórica de software, mantendo vivo o legado do 6502 na comunidade de retro-computação.

Quem sabe, ainda seja possível rodar jogos antigos como o “Gorilla”… &;-D