Amazon efetua a compra da Metro Goldwyn Mayer (MGM) por US$ 8.45 bilhões!

Adoro filmes & séries! Por isso, a Netflix conquistou um lugar especial em meu coração, graças ao excelente catálogo oferecido por este serviço de streaming (além de ser um dos primeiros a chegar no Brasil). No entanto, com o crescimento deste mercado e o aparecimento de concorrentes, sabia que cedo ou tarde, seria necessário cancelar a assinatura em prol de outros serviços, já que muitas obras que gosto pertencem a terceiros e poderiam não estar mais disponíveis. E não deu outra: com o passar do tempo, o catálogo da Netflix sofreu redução de títulos e ela compensou com o lançamento de produções originais…

“‘MGM has a vast catalog with more than 4,000 films – 12 Angry Men, Basic Instinct, Creed, James Bond, Legally Blonde, Moonstruck, Poltergeist, Raging Bull, Robocop, Rocky, Silence of the Lambs, Stargate, Thelma & Louise, Tomb Raider, The Magnificent Seven, The Pink Panther, The Thomas Crown Affair, and many other icons – as well as 17,000 TV shows – including Fargo, The Handmaid’s Tale, and Vikings – that have collectively won more than 180 Academy Awards and 100 Emmys,’ said Prime Video and Amazon Studios senior vice president Mike Hopkins.”

— by iTWire.

Quase assinei a HBO Go, em vista de grandes sucessos como The Game of Throne e Westworld (entre outras séries interessantes disponíveis em seu catálogo)! De última hora, resolvi apostar na Amazon Prime Video apenas para fins de experiência (por um período entre 3 a 6 meses), em grande parte graças ao seu preço mais em conta (R$ 9,90). Apesar da quantidade de títulos ser menor, o conteúdo em geral me agradou bastante, a ponto de considerar manter a assinatura por mais tempo. Talvez mais: a Amazon recentemente adquiriu a Metro Goldwyn Mayer (MGM), um antigo estúdio responsável por grandes sucesso do cinema. Na minha opinião, esta foi uma jogada inteligentíssima da empresa!

Em geral os serviços de streaming se concentram bastante em produzir séries de TV, por serem mais baratas de produzir e garantir um maior engajamento por parte dos expectadores (a HBO Go é valorizada justamente por causa de suas séries). Dispor de um grande acervo de filmes – que vão de clássicos em preto e branco aos modernos filmes de grande bilheteria – certamente seré um grande diferencial para o serviço de streaming! No entanto, todo este acervo não estará disponível de imediato, pois além da necessidade de concretizar a compra (passando pela análise de órgãos anti-trustes), também existe o fato de que muitas destas obras ainda estão licenciadas para a concorrência.

Além da disponibilidade do incrível acervo esta empresa, nada impede que ela utilize o know-how do estúdo para produzir filmes originais, spin-offs e até mesmo séries derivadas de grandes obras! Pessoalmente, gosto muito de assistir os clássicos mais antigos e na época em que as locadoras ainda existiam, sofri bastante para encontrar os filmes que marcaram a história do cinema. Posteriormente, cheguei a comprar alguns DVDs como “A marca do Zorro” (o primeiro da série, estrelado por Douglas Fairbanks), “Dr. Jivago”, “Era uma vez no Oeste” e (acreditem, se quiser) “E o Vento Levou”!

Pelo visto, ainda vou ficar um BOOM tempo neste serviço… &;-D