Qual a primeira coisa que você faz, ao ligar o computador? Alguns abrem o navegador WEB e acessam as suas redes sociais preferidas; outros, inicializam o aplicativo de correio eletrônico (ou acessam o endereço WEB do servidor) para verificar se há novas mensagens; por fim, ainda existem aqueles que vão curtir alguns vídeos ou acessar sites “indiscretos” antes de fazer outras coisas mais importantes. Quanto a mim, sou mais paranóico: atualizo o sistema!
“GNOME Project’s Michael Catanzaro announced today the release and general availability of GNOME 3.38.2 as the second of many to come point releases to the latest GNOME 3.38 desktop environment series. Coming two months after the first point release, GNOME 3.38.2 is here with better support for the GNOME OS project that lets developers and user test drive upcoming features of the popular desktop environment.” — by 9to5Linux.
No entanto, o “meu” sistema AINDA não recebeu as atualizações de softwares referentes aos componentes do GNOME, o meu ambiente gráfico padrão (e preferido) em desktops Linux. Michael Catanzaro do Projeto GNOME, anunciou recentemente que o ambiente gráfico irá receber uma série de melhorias e correções, previstas para a versão 3.38.2. Em destaque, ajustes para funcionar melhor no GNOME OS (um sistema otimizado para testes e otimizações do ambiente gráfico), a aprimoração do Control Center (um painel de controle que centraliza as configurações gerais do ambiente) e uma série de outras pequenas alterações nos demais componentes, conforme registrado no changelog.
Não que eu esteja preocupado (com o fato do Debian ainda não disponibilizar as atualizações), pois mesmo utilizando o sistema em sua versão testing, ele é estável, confiável e relativamente seguro. Mas por outro lado, sempre procuro acompanhar as mudanças nos principais softwares que utilizo, como o LibreOffice, o Firefox, o Evolution e o Liferea, entre outros e por isso, fico ansioso por não ter estas melhorias disponível no meu PC desktop. Até mesmo o kernel, que apesar de ser um componente de software que funciona “nos bastidores” e não recebe maiores interações por parte dos usuários, está no centro de minhas atenções, com os seus lançamentos (e atualizações) regulares!
E o mais importante: não preciso aguardar a próxima 3a.feira… &;-D