AMD afirma que o FSR 4 em modo performance terá melhor qualidade…

… de imagem, se comparado com o 4K nativo! Sério mesmo? Pois considera isto algo bem difícil de acreditar, uma vez que as tecnologias de upscaling são designadas para renderizar as imagens em baixa resolução e ampliá-las para a definição desejada, criando os pixels que faltam através do uso de algoritmos concebidos especialmente para este propósito (mas que nem sempre funcionam a contento). Estes por sua vez, acabam gerando certas inconsistências nas imagens, as quais acabam se passando por desapercebidas em vista da alta taxa de quadros, em que os jogos são rodados…

“AMD delayed the RDNA 4 reveal and launch to ensure that the software side of the equation was where it needed to be. Raw performance and efficiency gains and other hardware improvements are always great. However, if the software support is lacking – not just on the driver front – then the experience can feel incomplete. This was an issue with RDNA 3, where AMD teased Frame Generation capabilities and other FSR improvements without them being ready on day one.”

— by TweakTown.

Seja como for, esta é a promessa da AMD para a sua nova versão da tecnologia FidelityFX Super Resolution (FSR), a qual a partir da versão 4 irá fazer o uso de Inteligência Artificial para melhorar a qualidade geral das imagens (tal como a Nvidia faz, através da sua tecnologia DLSS 4). Para evitar os contra-tempos anteriores, a AMD atrasou o lançamento das GPUs baseadas na arquitetura RDNA 4 justamente para melhorar o suporte em relação ao software e durante um pré-briefing do RDNA 4, ela discutiu todos os avanços tecnológicos do FSR 4, desde o novo modelo sendo treinado no hardware AMD Instinct de ponta até como seu modelo FP8 híbrido (projetado exclusivamente para melhorar a qualidade da imagem). O FSR 4 visa rivalizar com o DLSS 4, em termos de fidelidade de imagem.

Inicialmente, 30 jogos já contarão com o suporte necessário e a partir do mês que vem, a AMD irá lançar as suas novas GPUs Radeon RX 9070 e Radeon RX 9070 XT, em colaboração com parceiros como ASRock, ASUS, GIGABYTE, Sapphire e PowerColor. Os primeiros usuários não só aproveitarão os benefícios do novo FSR 4 com tecnologia de IA em mais de 30 jogos já de cara, como também poderão usufruir desta tecnologia em +75 títulos que terão o suporte gradualmente adicionado ao longo de 2025. Se estas afirmações se confirmarem na prática, isto seria uma reviravolta para o FSR, já que para usufruir das vantagens oferecidas, será necessário dispor de uma GPU baseada na arquitetura RDNA 4. Até então, o FSR era suportado tanto pelas soluções da AMD, quanto da Intel e da própria Nvidia.

Confesso que até então, considerava as tecnologias de uscaling como métodos designados apenas para esticar as imagens e recompor os pixels faltantes, de forma mais aperfeiçoada que os métodos anteriores (e nada mais além disso). Mas, através da Inteligência Artificial e da sua capacidade de reconhecer padrões e promover as mudanças necessárias (nas imagens) com o objetivo de melhorar (ainda mais) as exibições gráficas, posso dizer que não só acredito nas afirmações da AMD, como também na possibilidade de entrar em uma nova era da computação gráfica, onde a sua utilização irá muito além do que apenas “esticar” as imagens!

Só nos resta torcer para que as IAs não tragam as suas “insanidades”… &;-D