AMD lança toda uma nova linha de CPUs voltadas para soluções de redes!

Quando falamos em CPUs x86, a primeira coisa que vem à mente são os computadores projetados para o uso geral, como PCs desktops, servidores, notebooks e outras máquinas do gênero. Já para os equipamentos designados para atender necessidades específicas, em geral são adotadas CPUs ou SoCs otimizados para processar instruções que se limitam ao contexto de uso do equipamento em questão para obter a máxima performance, tal como acontecem com os dispositivos de redes, controladores e IoT…

“AMD today announced the availability of its high-performance AMD Ryzen Embedded 5000 Series, a new solution for customers requiring power-efficient processors optimized for “always on” networking firewalls, network-attached storage systems and other security applications. The Ryzen Embedded 5000 Series rounds out the “Zen 3″-based AMD embedded processor portfolio which also includes the Ryzen Embedded V3000 and EPYC Embedded 7000 series families.”

TechPowerUp.

O que muitos não sabem é que no coração destes equipamentos, também são utilizadas tanto CPUs x86 quanto ARM, além de outras baseadas em outros sets de instruções! Estas unidades são disponibilizadas no formato de SoC (System on a Chip) e em geral, customizadas para entregarem a melhor performance (possível), a máxima eficiência e uma boa relação custo vs benefício. Tanto a Intel quanto a AMD, possuem linhas de produtos voltadas exclusivamente para este segmento do mercado. E falando na AMD…

Ela anunciou hoje, a sua nova linha de CPUs Ryzen Embedded 5000 Series, baseada na arquitetura Zen 3, voltada para o alto desempenho e projetada para o uso de firewalls, sistemas de armazenamento conectados em redes e outras aplicações de segurança em geral. Estas unidades utilizam a litografia de 7nm e serão equipadas com 6, 8, 12 e 16 núcleos (com 12 a 32 threads), além de até 64 MB de memória cache L3 e por fim, dispõem de 24 canais PCI-Express 4.0 para o tráfego de dados. O TDP destas varia entre 65 a 105 Watts.

Rajneesh Gaur (vice-presidente corporativo e gerente geral do Embedded Solutions Group da AMD) acredita que estas CPUs “oferecem a combinação ideal de desempenho e confiabilidade necessários, para aplicativos de rede e segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana”, se tornando uma solução intermediária para o seu portfólio de CPUs embarcadas, entre o Ryzen Embedded V3000 e o EPYC Embedded 7000, permitindo também a redução do consumo geral de resfriamento para sistemas que possuem restrição de espaço e custos sensíveis.

Pelo visto, nem em segmentos de mercado específicos, a AMD deixa a Intel em paz… &;-D