De uns tempos para cá, surgiram diversas propostas de consoles baseados em APUs que utilizam CPUs x86, como é o caso do Steam Deck (desenvolvido pela Valve) e vários outros produtos de fabricantes chineses sem maior expressão. No geral, esta classe de equipamentos utilizam unidades de processamento que, apesar de oferecerem uma boa performance e um consumo de energia relativamente baixo, não foram projetados para a execução de jogos pesados (classificados como AAA)…
“Today, AMD (NASDAQ: AMD) introduced the new Ryzen Z1 Series processors, the ultimate high-performance processor for handheld PC gaming consoles. The Ryzen Z1 Series features two high performance processors, the Ryzen Z1 and Ryzen Z1 Extreme, both offering industry-leading gaming experiences, uncompromising battery life, and featuring AMD RDNA™ 3 architecture-based graphics. AMD is partnering with Asus to launch the first Ryzen Z1 Series device with the Asus ROG Ally, a premium handheld PC console, featuring up to a Ryzen Z1 Extreme processor.”
— by AMD Newsroom.
Porém, a AMD pretende mudar este cenário com o lançamento de uma nova linha de APUs voltada exclusivamente para esta categoria de dispositivos: eis, o AMZ Ryzen Z1 Series! Composta por apenas duas opções (Z1 e Z1 Extreme), ambas se diferenciam pela quantidade de CPUs e suas respectivas threads (6/12 para o modelo mais simples e 8/16 para o modelo mais sofisticado), além de utilizar a mesma arquitetura de processadores Zen 4. O consumo destas unidades deverá variar entre 15 a 30 Watts, embora as velocidades de clock não tenham sido divulgadas. Já em relação aos IGPs, a diferença será mais “gritante”…
Enquanto que a GPU do Z1 “simples” terá apenas 4 núcleos, o Z1 Extreme virá equipado com outra GPU dotada de 12 núcleos! Ambas irão utilizar a arquitetura gráfica RDNA 3, que combinadass com as CPUs Zen 4, certamente possibilitarão a construção de consoles portáteis capazes de rodar os jogos mais modernos (e com todos os recursos gráficos ativados), apesar das diferenças de performance entre ambas as GPUs. Por fim, estas APUs também terão de 22 a 24 MB de memória Cache, além de suportarem memórias LPDDR5/LPDDR5X e conexão USB4.
O Asus ROG Ally é o primeiro console a ser equipado com as APUs AMD Ryzen Z1 (em duas versões), além de ser dotado de uma tela LCD de 7″ (Full-HD / 120Hz), 16 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento, oferecendo ainda o suporte para cartões de memória microSD. Segundo a AMD, o console foi capaz de rodar alguns jogos modernos apenas em suas definições baixas (low) e com a resolução limitada a definição HD (720p), sendo redimensionada para a definição Full-HD (1080p) através do uso de tecnologias de upscaling, como a Radeon Super Resolution (RSR).
No geral, gostei muito das especificações do novo console (e suas respectivas APUs), apesar de detestar essa terrível tendência de “espremer pixels” em telas diminutas o suficiente para resoluções mais modestas (para telas de até 7″, 720p dá conta do recado e consume bem menos energia). De qualquer forma, torço para que a iniciativa da AMD tenha um grande sucesso e de quebra, possibilite inaugurar uma nova era para os jogos eletrônicos: a dos consoles portáteis, equipados com CPUs x86, além de uma interessante variedade de hardware!
E de quebra, rodando o Linux ao invés do Windows… &;-D