Ser aprovado em exames para tirar as certificações de TI, definitivamente não é algo fácil! Até mesmo as certificações de entrada, exigem não só uma boa base de conhecimento técnico, como também um pouco de experiência prática. Por exemplo, não tive muitas dificuldades para conquistar certificações como a CompTIA A+ e as 3 Furukawas (FCP, Data Cabling System e Fibra Óptica), mas tive que ralar um pouco mais para tirar a Red Hat Certified System Administration (RHCSA) e a própria Cisco CCNA (embora não tivesse mais dificuldades para renová-la)…
“To be 19 years old and to hold 8 CompTIA certifications. Well, that’s pretty amazing. And that’s exactly how we would describe Angel Sayani, a business owner, app developer and computer science student with plans to graduate in 2023. Sayani said that she was first inspired to pursue CompTIA certifications after reading How 12-Year Old Mark Botros Became CompTIA A+’s Youngest Certificant and Meet Chase Lucas: CompTIA Security+ Certified and Cybersecurity Bound at Age 17.”
— by CompTIA blog.
Só consegui realizar estes feitos, após estar atuando neste mercado por alguns bons anos (como autônomo), além de dedicar algumas horas do meu tempo em boas leituras técnicas (graças aos leitores de ebooks Kobo e Kindle) e realizado muitas atividades práticas, tanto em simuladores (como o Packet Tracer) quanto através do uso de máquinas virtuais). Mesmo assim, algumas que desejava ficaram no meio do caminho, como a Cisco Certified Specialist (CCNP ENCOR) e a Red Hat Certified Engineer (RHCE). Se para mim, estes processos foram desafiantes, o que dirá para os jovens estudantes que estão ingressando nesta área?
Se porventura eles consideram algo bem difícil tirar uma certificação de TI (mesmo de entrada), acreditam que deveriam conhecer a jovem Angel Sayani: estudante, empresária e desenvolvedora de aplicativos, especializada em segurança da informação, ela possui várias certificações de TI, das quais ela destaca com orgulo “as CompTIAs”: Security+, PenTest+, Cloud Essentials+, Cybersecurity Analyst (CySA)+, Cloud+, Advanced Security Practitioner (CASP+), Server+ e Network+. Se o leque de certificações impressiona (ela também possui algumas de outras instituições), pois saibam que a jovem possui apenas… 19 anos!
Porquê a CompTIA? A jovem (e bela) estudante se inspirou em outros jovens que se destacaram por tirar as certificações da CompTIA muito jovens, como o sul-africano Mark Botros (que obteve a CompTIA A+ aos 12 anos) e o americano Chase Lucas (que obteve a CompTIA Security+ aos 17 anos), destacando também a sua neutralidade em relação aos fornecedores (a CompTIA não privilegia um determinado fabricante de hardware ou desenvolvedor de software, tal como acontecem com as certificações promovidas por empresas de TI), para validar ainda mais as suas habilidades de TI. Atualmente, ela se encontra imersa em seus estudos em Ciência da Computação e pretende terminar a faculdade já mesmo no ano que vem (2023).
Além das 8 certificações CompTIA, ela também possui certificações da Cloud Security Alliance (Certificate of Cloud Security Knowledge), da Amazon (AWS Certified Cloud Practitioner) e da Linux Professional Institute (LPIC Linux Essentials). No momento, ela vem estudando para conquistar a CompTIA Linux+ e concluir a trilha das certificações CompTIA para a Infraestrutura. Dentre as suas dicas de estudos, ela recomenda “obter recursos e materiais de estudos para aprender de forma abrangente” e dar “um passo de cada vez”, elaborando estratégias para obter primeiro as certificações básicas que estão em uma determinada trilha (como a Security+ antes da CASP+), além de realizar testes práticos e montar o seu próprio ambiente de laboratório.
E de quebra, ainda sobra tempo para trabalhar em sua futura empresa… &;-D