Qual foi o software mais antigo que já tivemos a oportunidade de experimentar? No meu caso, as minhas primeiras experiências aconteceram há 30 anos (1993), através de um primo que havia adquirido um PC desktop na época, equipado com um processador 486 DX2 de 80 MHz, 4 MB de memória RAM e “winchester” de 420 MB, além do sistema operacional MS-DOS 6.22 e a interface gráfica Windows 3.11. Empolgado com o novo equipamento, no ano seguinte (1994) me matriculei em um curso de Informática no bairro onde morava, o qual era equipado com antigos PCs IBM XT e utilizavam uma edição ainda mais antiga do MS-DOS…
“This version of 86-DOS is rudimentary even by the standards of early-’80s-era DOS builds and includes just a handful of utilities, a text-based chess game, and documentation for said chess game. But as early as it is, it remains essentially recognizable as the DOS that would go on to take over the entire PC business. If you’re just interested in screenshots, some have been posted by user NTDEV on the site that used to be Twitter.”
— by Ars Technica.
Diferente dos demais usuários de PCs, só tive mesmo “saudades nostálgicas” somente a partir do Windows 95, que na minha opinião foi o primeiro sistema operacional moderno do mercado! Antes disso, usar um PC desktop com o sistema operacional MS-DOS e uma interface gráfica do Windows 3.X, era um verdadeiro tormento! Mesmo assim, ainda existem muitos entusiastas da computação que gostam de reviver estas antigas lembranças, rastreando por cópias de softwares antigos que já fizeram parte da história da computação pessoal.
Um deles é o “f15sim”, o qual possui uma conta no portal Internet Archive, que por sua vez se notabilizou por criar uma bela biblioteca de páginas WEB, livros, textos, vídeos, imagens, sons e claro, softwares bem antigos. Graças a sua colaboração, uma edição do 86-DOS 0.1-C se encontra disponível para baixar! Para aqueles que não conhecem a história do MS-DOS, a Microsoft adquiriu o 86-DOS (que anteriormente se chamava QDOS) para utilizá-lo como base do novo sistema operacional otimizado para o IBM PC XT, que tempos depois revolucionou a computação por introduzir uma arquitetura aberta e livre de royalties.
Para se ter uma idéia do quanto este sistema operacional é antigo (e defasado), ele foi lançada no início dos anos 80 e inclui apenas alguns utilitários, além de um jogo de xadrez (baseado em texto) e a sua respectiva documentação de suporte. Ainda assim, a “cara e o focinho” do DOS continua lá, e para aqueles que um dia já tiveram contato com este sistema, não terão muita dificuldade para reconhecê-lo! Porém, se algum (in)feliz usuário deste sistema desejar testá-lo, saiba que isto será possível somente através do uso da ferramenta de emulação SIMH, de código aberto e designada para reviver a nostalgia dos hardwares antigos.
Embora detestasse o MS-DOS, não abro mão de um bom terminal no Linux… &;-D