… para relançar um antigo clássico dos videogames: o Colossal Cave 3D Adventure! Lançado originalmente em 1976 (sem o 3D), este era um jogo de aventura baseado em modo texto, no qual o jogador explora um sistema de cavernas cheio de tesouros! No entanto, pelo fato das máquinas na época não disporem de recursos gráficos (a maioria dos monitores eram baseados na tecnologia CGA), o jogador necessitava digitar comandos simples, para transitar entre as diversas áreas da caverna, além de interagir com os objetos dentro delas…
“Roberta and Ken Williams are back. After 25 years out of the video game industry, the legendary founders of Sierra On-Line are working on a new project with an old twist – they’re rebuilding the classic text-based game Colossal Cave Adventure as a 3D experience with a VR component. Maybe that’s an old project with a new twist, but regardless, Colossal Cave 3D Adventure is a complete reimagining of the original title and it’s due to come out this fall for PC and Quest 2 VR headsets. Not only will this new interpretation add graphics to the text adventure, but it’ll be in first-person 3D, with details filled in by the minds that brought us King’s Quest and Phantasmagoria.”
— by Engadget.
Colossal Cave Adventure foi um grande sucesso e se tornou um dos jogos mais influentes na indústria, ganhando diversas versões derivadas e se tornando a base para outras belas obras, inspirando muitos desenvolvedores. Dentre eles, estavam Roberta e Ken Willian, responsáveis pelo desenvolvimento de diversos jogos importantes nos anos 80 (como King’s Quest, Phantasmagoria e Mistery Quest), além de fundar a Sierra Online, uma empresa responsável pela publicação de diversos jogos de aventura e exploração. Tamanha é a admiração destes dois grandes nomes, que eles resolveram largar as suas tediosas aposentadorias, para desenvolver uma versão reimaginada de Colossal Cave Adventure! O novo jogo já está sendo construído com base na engine Unity, renderizado em 3D (não poderia ser diferente) e com ênfase na jogabilidade em primeira pessoa, além de suportar as tecnologias de realidade virtual.
Ken é o responsável pelo código como engenheiro-chefe, ao passo que Roberta é a diretora criativa, construindo a narrativa e trabalhando em todos os elementos do projeto. Eles terão o suporte de uma equipe de desenvolvimento de 16 pessoas, os quais trabalharam juntas e de forma remota, desde a pandemia da COVID (isolamento social). O lançamento está para ser feito ainda este ano (2022), embora apenas para a plataforma PC, além de ser otimizada para o headset Oculus Quest 2. Um dos detalhes mais interessantes é que, mesmo sabendo que o jogo original não tem os direitos autorais registrados, Roberta e Ken fizeram questão de contactar os autores originais, para obter a permissão para criar a nova obra. Don Woods e Will Crowther não só acenaram positivamente, como também fizeram um pedido bem interessante: não registrar os direitos autorais desta nova obra, para que outros possam jogar!
Quando li “Sierra Online” no texto da notícia original, vieram à tona uma série de boas lembranças, enterradas lá no cantinho da minha mente! Antes da era 3D, os jogos eram baseados em plataformas e as movimentações dos personagens utilizavam tecnologias como o sprites 2D. Numa época em que a Internet mal “existia”, os jogos eram adquiridos diretamente nas lojas do ramo, sendo caixas grandes e enfeitadas, com direito a longos manuais técnicos! Opcionalmente, também poderíamos comprar as revistas especializadas da época (como a CD Expert ou a PC Gamer) e ganhar “de brinde”, um CD-ROM contendo alguns jogos mais antigos, alguns dos quais eram publicados pela própria Sierra Online. Ou ainda, também ganhávamos alguns de brinde, quando comprávamos um kit multimídia (Creative Discovery) ou uma placa de vídeo dedicada. Bons tempos!
Mas infelizmente, esses mileniais só querem tudo digital… &;-D