Uma coisa é querer; outra (muitas vezes bem distinta) é poder! Quando adquiri o meu primeiro leitor de ebooks Amazon Kindle, o meu desejo era comprar a versão com suporte a conexões 3G e assim, não depender de acesso a Internet para baixar os meus ebooks preferidos (pois o acesso na minha região era bem precário na época). Como usava o dispositivo “na rua” (durante a viagem para o trabalho ou em uma fila de espera), poderia perfeitamente me deslocar para alguma localização com bom suporte e baixar os ebooks desejados…
“Amazon’s Kindle e-readers with built-in 3G will begin to lose the ability to connect to the internet on their own in the US in December, according to an email sent to customers on Wednesday. The change is due to mobile carriers transitioning from older 2G and 3G networking technology to newer 4G and 5G networks. For older Kindles without Wi-Fi, this change could mean not connecting to the internet at all.”
— by The Verge.
Acabei decidindo comprar a versão “only Wi-Fi” e (até certo ponto) não me arrependi da escolha, pois sabia que em um futuro não muito distante, o suporte para as conexões 3G seria suspendido, já que o 4G se popularizou bastante nos anos seguinte (contrariando as minhas expectativas). E não deu outra: no final deste ano (dez/2021), a Amazon irá remover o suporte para as edições 3G nos EUA, em vista da transição do 2G/3G para as atuais tecnologias 4G/5G! Para os donos destes aparelhos, restará somente as opções de download via redes Wi-Fi ou através de uma conexão USB e um computador à parte.
Felizmente, boa parte dos dispositivos mais modernos suportam a tecnologia 4G, que por sua vez oferece boas taxas de transferência (mesmo para os dias atuais) e por isso, ainda será utilizada por muitos anos. Mas se o usuário desejar trocar o seu velho leitor por um modelo mais novo, ele poderá receber um desconto que varia de 50 a 70 dólares, além de receber um cupom de 15 dólares para a compra de novos ebooks (só para constar, o modelo mais em conta custa algo em torno de 60 dólares). Por fim, vale lembrar que os modelos mais antigos (1a. e 2a. geração) nem sequer suportam redes Wi-Fi!
Por outro lado, tenho dúvidas em relação ao suporte para as redes Wi-Fi: os Kindles atuais em geral suportam apenas o padrão 802.11n e o protocolo WPA2, que por sua vez estarão obsoletos em um futuro não muito distante. Se por um lado, o suporte a conexão é garantido (já que os padrões mais novos em geral são retro-compatíveis com os mais antigos), por outro lado, os algoritmos de criptografia e os recursos avançados de segurança não estarão presentes, o que pode afetar a segurança da rede local (como é o caso do WPA3 em relação ao WPA2). Então seremos (novamente) obrigados a trocar de aparelho!
Pois pretendo ficar com o meu leitor por pelo menos, 10 anos… &;-D