Apesar do Android ser um excelente sistema operacional para os dispositivos móveis, o seu grande problema está no fato de que praticamente 99% dos aparelhos disponíveis no mercado, se encontram desatualizados em relação a versão mais recente do sistema! E se não bastasse a defasagem tecnológica em relação ao sistema e suas atualizações, muitos deles recebem tantas personalizações no launcher, que não só descaracterizam a sua interface, como também acabam trazendo mais problemas e instabilidades…
“The Pixel 3 launched in October 2018 to lukewarm reviews, thanks to a giant camera notch on the XL model and a worrying dearth of RAM across the lineup. Google only offers three years of major OS updates (even on the Pixel 6), so the phone’s last regular update was the Android 12 launch in October 2021. Pushing one of the biggest Android launches ever as the final update is a little scary (there are bound to be some bugs), so Google promised one last wrap-up update before it said goodbye to the Pixel 3.”
— by Ars Technica.
Por isso, a linha de smartphones Pixel se tornou especial, para aqueles que desejam ter uma melhor experiência geral em relação ao uso do Android! Por ser a linha de smartphones oficiais do Google (afinal de contas, é “fabricado” por ele), os Pixels não só recebem uma imagem padrão deste sistema, como também é mantida atualizada por um período de +3 anos (a partir da sua data de lançamento)! Pode parecer pouco em relação a Apple (que em geral, é +5 anos), mas é um grande diferencial para aqueles que também utilizaram smartphones de outros fabricantes, os quais são mantidos atualizados por no máximo 18 meses! E olha que nem estou falando dos modelos de entrada…
Porém, nada dura para sempre: o Google anunciou o lançamento das atualizações de fevereiro, a qual (ainda) contempla a linha de smartphones Pixel 3 (que foi lançada em outubro de 2018), trazendo também todas as correções necessárias para os problemas de segurança descobertos até então, além de manter o sistema em sua versão mais recente. A partir de agora, estes aparelhos somente terão as atualizações pontuais de segurança para os próximos 2 anos, mas não poderão mais contar com os upgrades de sistemas, tal como aconteciam antes (pois como havia dito, a cobertura é limitada para apenas 3 anos).
Apesar de serem dispositivos caros em vista de pertencerem a uma linha premium, a aquisição de um Pixel se justifica justamente pelo fato do seu sistema receber uma atenção especial por parte do fabricante (e em diversos momentos, eu mesmo já considerei comprar um), pois além de receber os devidos upgrades & atualizações, o hardware também evoluiu de tal forma que, um aparelho lançado há +3 anos ainda continua sendo atual, embora não ofereçam a mesma performance (e autonomia) em comparação aos smartphones mais atuais. Ainda assim, são plenamente capazes de rodar as aplicações atuais e jogos mais modernos.
Uma pena que as suas baterias já não aguentam mais o tranco… &;-D