… disponível em breve! Este é um software que possui algumas particularidades bem interessantes. Até o lançamento da edição 1.0, o WINE foi classificado como um software em estágio de desenvolvimento por um período bem longo (de 1993 a 2008), perdendo somente para o sistema operacional Windows neste quesito (de 1985 até hoje)! Brincadeiras à parte, pode-se dizer que ele é um projeto dotado de uma importância singular no Software Livre, uma vez que ele possibilita a execução de softwares nativos para Windows em sistemas baseados no kernel Linux…
“Wine lead developer and maintainer Alexandre Julliard announced this weekend that the Wine 10.0 final release should be ready to ship in “a couple of days.” So with that, here’s a look back at all the interesting features to make it into the Wine 9.xx development builds over the past year in culminating with this imminent Wine 10.0 stable release. Wine 10.0 in turn should serve as the basis for Valve’s Steam Play (Proton 10.0) as well as updated versions of CodeWeavers CrossOver and other software.”
— by Phoronix.
A cada novo lançamento, uma série de melhorias tem sido feitas e por isto, não seria diferente para a nova versão! Em relação a exibição gráfica, o WINE 10.0 traz o amadurecimento dos drivers para o suporte ao servidor gráfico Wayland, reduzindo a dependência da camada de compatibilidade ao X11 oferecida pelo XWayland (ou até mesmo de uma sessão X11), sendo habilitado por padrão. Quanto a resolução, o suporte HiDPI para os monitores de alta densidade também estará disponível, além de prover melhorias para o redimensionamento (que presumo ser das janelas) sobre o HiDPI. Por fim, poderemos emular as alterações de exibição (em vez de realmente alterá-las) através de um código experimental.
Já em relação a aceleração gráfica 3D, o WINE irá contar com a implementação 1.4.303 da API gráfica Vulkan, que por sua vez terá uma importância enorme não só para os jogos emulados em sistemas GNU/Linux, mas também para os emergentes consoles portáteis dotados do sistema operacional Valve SteamOS, uma vez que a empresa utiliza a base de códigos do WINE para aperfeiçoar a sua API Proton. Inclusive, ele também terá a integração do Mono 9.4 juntamente com o VKD3D 1.14, o Capstone 5.0.3 e outras dependências de biblioteca atualizadas, tornando a tradução das chamadas de API Direct3D para Vulkan melhores em um contexto geral.
Por fim, as aplicações nativas do Windows, compiladas para as arquiteturas de processadores ARM (como é o caso das edições do Windows ARM, voltadas para portáteis que utilizam os badalados SoCs Qualcomm Snapdragon Elite X), poderão ser executadas (através do WINE) em sistemas GNU/Linux, graças ao suporte total promovido pela ABI ARM64EC, de forma semelhante como é feito para as aplicações designadas para rodar na arquitetura ARM64. Inclusive, os módulos ARM64X híbridos também serão totalmente suportados. No entanto, acredito que o desempenho será limitado, em vista das emulações e traduções de APIs.
Sem contar outras pequenas melhorias gerais e diversificadas…
Quem diria: O WINE já está em sua décima edição! Confesso que não acreditava no sucesso deste projeto, embora tenha feito bastante uso dele nos meus primeiros anos como linuxer. Na época, o utilizava justamente para rodar jogos do Windows com suporte para a API gráfica OpenGL (id Software), em vista da boa maturidade das bases de código responsáveis pela tradução das chamadas de sistema. E o mais incrível é que muitos jogos que rodavam de forma instável no Windows, funcionava melhor no Linux/WINE, embora com um desempenho levemente reduzido.
Já o Windows, ele ainda teima em continuar em estágio beta… &;-D