… 3 lançamentos em curto período de tempo! Felizmente, muitos jogos de mundo aberto entregarem bastante conteúdo a ponto de nos deixarmos meses (ou até mesmo anos) entretido. Porém, alguns deles levam anos para terem uma edição posterior lançada e por isto, acabam deixando a sua comunidade de fãs bastante chateada. Isto se dá, em vista da grandeza e magnitude destes projetos, os quais também levam muito tempo para serem desenvolvidos. Porém, alguns estúdios planejam mudar esta realidade, graças ao uso de engines gráficas de terceiros…
“In a recent earnings call, CDPR VP of Business Development Michał Nowakowski suggested that a rapid release schedule would be enabled in no small part by the team’s transition away from its proprietary REDEngine to the popular Unreal Engine in 2022. At the time, CDPR said the transition to Unreal Engine would “elevate development predictability and efficiency, while simultaneously granting us access to cutting-edge game development tools”. Those considerations seemed especially important in the wake of widespread technical issues with the console versions of Cyberpunk 2077…”
— by Ars Technica.
Mais de uma década após o lançamento do aclamado “The Witcher 3: Wild Hunt”, a CD Projekt Red (CDPR) está reafirmando um plano extremamente ambicioso: entregar a próxima trilogia (codinome Polaris, começando com “The Witcher 4”) em um curto período de seis anos! Este compromisso foi reiterado por executivos da empresa em uma recente teleconferência de resultados. A promessa de um ciclo de lançamentos tão rápido contrasta fortemente com o tempo que foi dedicado pelo estúdio aos seus títulos AAA (notadamente “The Witcher 3” e “Cyberpunk 2077”, o que despertou um misto de esperança e ceticismo entre a comunidade.
A confiança da CDPR em conseguir essa aceleração deve-se principalmente à sua transição do motor gráfico proprietário REDEngine para o Unreal Engine 5 (UE5), anunciada em 2022. Segundo a empresa, a familiaridade e o domínio do novo motor da Epic Games aumentarão significativamente a previsibilidade e a eficiência do processo de desenvolvimento. O objetivo é reduzir drasticamente o tempo entre os lançamentos subsequentes (da edição 4 até a edição 6), usando as ferramentas de ponta do UE5 para criar a base tecnológica de forma mais rápida e estável.
É fundamental destacar que o período de seis anos para a trilogia só começa a ser contabilizado a partir do dia em que o próximo título for lançado. Embora o estúdio não tenha fornecido uma data exata, já confirmou que o primeiro título da nova saga não chegará em 2026, com as expectativas apontando para 2027 ou até mesmo um lançamento posterior. A partir daí, a meta é lançar os dois sequentes dentro dessa janela de seis anos. Mas como já era de se esperar, este cronograma é visto com grande ceticismo por fãs e analistas…
Muitos consideram o plano de desenvolver três jogos de RPG massivos num período de apenas seis anos como “genuinamente irrealista”, citando o histórico de longos desenvolvimentos e adiamentos da empresa. O receio prevalecente é que a pressão para cumprir este prazo apertado possa levar a compromissos na qualidade ou no escopo, tal como visto no lançamento inicial de Cyberpunk 2077. Eis, a minha opinião: acredito que a história principal será sub-divida em 3 capítulos, sendo esta tão grande que certamente valerá por 3 jogos independentes.
Ou ainda, podemos estar falando apenas do jogo principal e suas DLCs… &;-D