Há alguns meses, a Apple anunciou oficialmente o seu serviço Self Service Repair, para o qual ela se comprometeu a fornecer peças, componentes e ferramentas, para os seus dispositivos eletrônicos. Na época, ela havia declarado que o serviço em questão estaria disponível apenas para os EUA, além de contemplar os smartphones iPhone 12 e 13. Em um futuro não muito distante (2022), os demais países também seriam contemplados, como também seria estendido para outros produtos da empresa, como os novos Mac Mini M1…
“The new online store offers more than 200 individual parts and tools, enabling customers who are experienced with the complexities of repairing electronic devices to complete repairs on the iPhone 12 and iPhone 13 lineups and iPhone SE (3rd generation), such as the display, battery, and camera. Later this year the program will also include manuals, parts, and tools to perform repairs on Mac computers with Apple silicon.”
— by Apple Newsroom.
Há tempos, a empresa sofre com as críticas relacionadas em relação as dificuldades e empecilhos para fazer reparos em seus produtos, bem como os entraves para conseguir os componentes originais necessários para a troca. Mas agora, ela dá um passo além pois além de anunciar o serviço, também inaugura a loja online oficial, que por sua vez não só entregará as peças, componentes e ferramentas, como também irá fornecer todas as informações técnicas necessárias, para que os usuários e oficinas especializadas possa fazer os reparos.
Tal como aconteceu no anúncio anterior, apenas os usuários residentes nos EUA serão contemplados pelo serviço, o qual também será estendido para os demais países ainda este ano. No momento, somente os smartphones iPhone 12, 13 e SE (3a. edição) serão suportados, com destaque para o fornecimento de baterias, telas e câmeras. Tais itens serão originais, que por sua vez são projetados especialmente para cada produto, além de serem submetidos por extensos testes de qualidade, segurança e connfiabilidade. Ainda assim, eles terão vendidos pelos mesmos valores passados para as empresas da rede autorizada da Apple.
Apesar desta maior flexibilização para a concessão de suprimentos, ainda assim acho mais interessante procurar as redes autorizadas para o reparo, pois apesar de serem mais caras, ao menos teremos a garantia pela prestação do serviço. A própria Apple também informa em seu comunicado, que nestes últimos três anos ela aumentou consideravelmente a infraestrutura de suporte para a manutenção de seus equipamentos, duplicando a quantidade de locais que fornecem estes itens, incluindo mais de 3.000 reparadores independentes e 5.000 provedores de serviços autorizados, além de mais de 100.000 técnicos ativos. Nos EUA, 8 a cada 10 clientes da Apple estão localizados a menos de 20min de um provedor de serviços!
Uma pena, que os dispositivos mais antigos não serão contemplados… &;-D