Desde o lançamento do primeiro iPhone, o sistema operacional iOS se tornou o grande destaque, por oferecer uma plataforma eficiente, robusta, completa e rica em aplicativos e recursos, além de ser moldada especialmente para o seu belo smartphone. Mais à frente, com o lançamento de outros produtos como o tablet iPad e o box Apple TV, o mesmo sistema foi adaptado, para dar a vida a estes maravilhosos dispositivos! Por isso, a cada dia a mais, admiro a Apple, seus produtos e todo o ecossistema formado em volta deles…
“Apple has released iOS 14.5 and iPadOS 14.5, with some of the biggest new features including App Tracking Transparency and easier iPhone unlocking when wearing a mask. iOS 14.5 and iPadOS 14.5 has seen a sporadic beta period over the past few weeks, but is now available to the public. These updates contain important user-facing features and major changes to privacy control.”
— by Apple Insider.
Embora todos estes produtos tenham sistemas “distintos”, eles têm como base o mesmo núcleo (iOS) e por isso, compartilham muitas das novidades relacionadas a atualização, como o recurso de rastreamento por aplicativo (para definir as permissões de rastreamento por parte de anunciantes, daí o termo “transparente”), a definição de novas vozes para o assistente Siri, a capacidade de desbloquear os portáteis mesmo com o uso de máscaras e o suporte ao uso de joysticks do PlayStation 5 e Xbox Series X/S, entre outras pequenas melhorias, otimizações e correções habituais.
“Apple has released tvOS 14.5 to the public, updating the Apple TV’s operating system with support for new game controllers and the Color Balance feature. The tvOS update isn’t a release with a lot of new features, though it does include some small tweaks. Arguably the biggest change relates to its new support of PlayStation 5 DualSense and Xbox Series X game controllers.”
— by Apple Insider.
já em relação ao Apple TV, a nova atualização não traz muitas novidades. O destaque (obviamente) vai para o suporte aos joysticks do PlayStation 5 e Xbox Series X/S, mas diferente dos demais dispositivos, o box da empresa carrega uma grande expectativa em relação a possibilidade dele se tornar um futuro console de video-game, já que muitos jogos são otimizados para tirar proveito da tela grande. Além disso, ele é o único dos três dispositivos que não possui uma tela touch e por isto, necessitará de um bom joystick.
Já tenho um iPhone, no próximo ano pretendo adquirir um Apple TV e em um futuro não muito distante, talvez considere a compra de um Mac Mini M1, caso este último tenha uma redução considerável de preço e o suporte ao Linux esteja mais maduro. Até lá, só espero continuar empregado… &;-D