Há muitos anos, havia adquirido um Apple TV para ser o meu player multimídia oficial, designado especialmente para executar o aplicativo de streaming da Netflix (e acreditem ou não, o utilizei exclusivamente para isto). Mesmo sendo dotado de um hardware bem limitado (pois o meu dispositivo ainda era de 3a. geração, lançado em 2012), já havia me interessado em usar o dispositivo para outras aplicações (especialmente para a execução de jogos)…
“Apple has just announced a new Apple TV streaming box, replacing the Apple TV 4K that came out in 2017. The new model retains the name of the prior model but comes with a more powerful A12 Bionic chip that lets it play HDR video at higher frame rates. It’s also powerful enough to support 60fps Dolby Vision playback over AirPlay from a compatible iPhone. The old Apple TV 4K, which has been Apple’s flagship set-top box for four years, supports 4K streaming as well as HDR, including Dolby Vision. It also supports Dolby Atmos sound codecs. But it doesn’t support 120Hz refresh rates, which might be important should you ever want to play serious games on an Apple TV. It also has the most notoriously bad remote control.”
— by The Verge.
Desde então, venho acompanhando os lançamentos posteriores, na esperança de que os novos aparelhos estejam aptos a não só para reproduzir conteúdos multimídia, como também se possam se tornar verdadeiros consoles de video-games. Obviamente, eles não serão páreos para as poderosas plataformas Xbox e PlayStation, mas podem perfeitamente oferecer um alternativa para jogos mais casuais, que por sua vez podem contar com bons gráficos e preços acessíveis. Por isso, o lançamento do novo Apple TV se tornou algo muito especial para mim, em virtude das minhas expectativas em relação ao produto em questão.
O novo Apple TV 4K (5a. geração, 2021) chegará ao mercado equipado com o SoC A12 Bionic que, apesar de não ser o mais atual, ainda assim oferece poder computacional de sobra, para rodar as mesmas aplicações e os jogos modernos, feitos especialmente para os tablets e os smartphones. Embora não tenha sido informado, muito provavelmente o aparelho deverá chegar com pelo menos 4 GB de memória RAM (seria loucura em termos de projeto, ele vir com menos). Por fim, além das atualizações tecnológicas relacionadas a suporte a formatos de mídia, meios de transmissão e protocolos de conectividade, ele também terá um novo controle remoto totalmente repaginado!
Dotado de uma carcaça de alumínio mais robusta e botões na cor preta, o novo controle remoto é bastante parecido com o controle da 3a. edição, embora visívelmente maior. Por isto, espero que este acessório possa corrigir de vez, os problemas encontrados nos controles mais antigos: o da 3a. geração, os seus botões apresentavam defeitos após um longo uso (eu mesmo troquei o meu duas vezes); já o da 4a. geração, além de frágil (pois era dotado de uma superfície de vidro), também era caríssimo! Felizmente, o novo controle também será retro-compatível com o aparelho da geração anterior
No final do ano, provavelmente irei me desfazer do meu antigo Xbox One S (pois já está velhinho e até lá, estará com +5 anos) e por isso, pretendo adquirir a versão mais em conta do novo Apple TV (32 GB, US$ 180,00), para ser a minha nova centra multimídia. Só espero que ele não seja limitado a rodar aplicações de streaming… &;-D