Para os fãs e aficcionados pelos produtos da Apple, setembro é um mês especial (para muitos fanboys, pode-se até dizer que este é o mês mais importante da vida deles)! Todos os anos, a empresa lança a sua consagrada linha de smartphones iPhone, além de anunciar muitas novidades relacionadas aos seus produtos, softwares e serviços. Para este ano (2022), o destaque vai (obviamente) para os novos iPhone 14, que por sua vez se subdividem em duas grandes linhas…
“As usual, Apple’s September event was packed with new hardware, most of which we aren’t too shocked to see. The rumor mill correctly predicted the all-new Apple Watch Ultra, as well as the more iterative Apple Watch Series 8 and a new Apple Watch SE. And the iPhone 14 and 14 Pro mostly met expectations, as well – including the sad fact that the iPhone mini is no more. The AirPods Pro have also gotten a long-awaited update, though we’d classify this as another iterative change.”
— by Engadget.
Os modelos tradicionais (14 e 14 Plus) apresentam poucas mudanças em relação a linha anterior, mantendo o tradicional recorte superior da tela (notch), além de utilizar o mesmo SoC Bionic A15 (embora com algumas pequenas melhorias) e aumentar a autonomia da bateria. Já em relação as suas câmeras digitais, ela manteve a resolução de 12 MP (a qual é mais que suficiente para as necessidades dos usuários, embora outros fabricantes afirmem o contrário), mas aumentou o tamanho do sensor, entregando fotossensores de 1.9 microns (o que irá aumentar a sensibilidade para a captura de luz e com isto, melhorar a qualidade geral da fotografia). Para a tristeza de alguns, a edição Mini foi definitivamente eliminada do catálogo, em vista das suas vendas abaixo do esperado.
Já os modelos maiores (14 Pro e 14 Pro Max), diferenciam-se por utilizar uma tela maior (6.7″), além de remover o recorte superior da tela em prol de um novo entalhe batizado de “Ilha Dinâmica”, o qual se tornou mais inteligente e interativo por exibir informações relacionadas as aplicações em execução. Já em relação as suas câmeras digitais, a resolução foi aumentada para 48 MP (câmera principal), embora as fotografias sejam definidas para 12 MP. Neste caso, 4 fotossensores são combinados para gerar 1 pixel, com uma maior sensibilidade para a captura de luz, resultando em fotografias de alta qualidade! Por fim, tanto a linha tradicional quanto a Pro, são equipados com um novo sistema de processamento de imagens (Photo Engine), o qual promete mais melhorias de imagem.
Além dos smartphones, a empresa também lançou a sua linha de relógios digitais inteligentes. Batizados de iWatch Series 8, eles trazem um novo sensor de temperatura e dois novos acelerômetros, os quais funcionam em conjunto com os sensores existentes do Watch e são úteis para situações inesperadas, como detectar acidentes de carro e (acreditem se quiser) obter estimativas sobre quando devem ovular, caso sejam usados por mulheres durante a noite. Os novos relógios também receberam um novo recurso de software voltado para a utilização em baixo consumo, com o objetivo de duplicar a vida útil da bateria (de 18 para 36 horas). Isto só foi possível através da desativação de recursos como a tela sempre ativa e a detecção automática de exercícios, mantendo apenas as ferramentas importantes, como o rastreamento de atividades.
Por fim, os iPods também receberam uma atenção especial. O modelo Pro também recebeu atualizações importantes (embora se pareçam bastante com o modelo original), destacando-se as áreas sensíveis ao toque nas hastes dos fones de ouvido (utilizado para o ajuste do volume) e o novo chip H2, o qual irá oferecer até duas vezes o desempenho de cancelamento de ruído do AirPods Pro original, além de melhorias na qualidade geral do som e no modo de transparência. A duração da bateria também foi aprimorada, possibilitando obter cerca de 6 horas por troca ou 30 horas no total com o estojo de carregamento. Até mesmo o estojo de carregamento também recebeu algumas melhorias, agora funciona com o pequeno disco de carregamento do Apple Watch, bem como com o carregador MagSafe e qualquer outro carregador sem fio compatível com Qi.
Empolgados? Esperem então até saber os seus respectivos valores… &;-D