Se por um lado, a edição Mini da versão atual iPhone não caiu muito no gosto popular, por outro lado, o mesmo não se pode dizer das suas edições SE. Apesar das reviravoltas do iPhone Mini (a fabricação da versão 12 será encerrada, apesar deste modelo continuar a existir mesmo com o lançamento da futura versão 13) a tendência é de que ele deixe de existir em um futuro não muito distante. Já as edições SE, bem: estas alcançaram um sucesso inesperado e por isto, certamente teremos novas versões à caminho…
“DigiTimes‘ report follows in the footsteps of reliable Apple analyst Ming-Chi Kuo, who reported last month the iPhone SE would receive an updated processor and 5G capabilities in the first half of 2022. Kuo says the new iPhone SE, which has marketed well for customers looking for smaller handsets, will be the “cheapest 5G iPhone ever” and is hoped to bolster Apple’s position in the increasingly competitive 5G market.”
— by MacRumors.
Até o presente momento, temos apenas duas versões de iPhones modelo SE, que por sua vez foram designados para serem dispositivos mais “acessíveis” de acordo com os padrões Apple (porém, com especificações técnicas mais modestas em relação a linha principal): a 1a. (2016) e a 2a. (2020) edição. Com uma diferença de 4 anos entre elas, até então não havia muitas expectativas quanto ao lançamento de uma nova versão deste smartphone em um curto espaço de tempo, mas ao contrário do que era imaginado, teremos em breve o iPhone SE 3!
Planejado inicialmente para a 2a. metade de 2022, o futuro iPhone SE 3 será dotado de um SoC baseado no processador Bionic A14, o mesmo utilizado nos iPhones 12 (ao passo que o iPhone SE 2 utiliza o Bionic A13). Quanto a opções de conectividade, ele virá dotado de um modem 5G, além de uma tela maior (embora não tenha sido divulgado o tamanho), um “novo” design (possivelmente com base no design dos modelos atuais) e algums melhorias para as câmeras. Mas no geral, não esperem mudanças profundas, embora estas sejam bem-vindas.
Na minha opinião, a Apple irá cometer um belo erro estratégico, ao lançar este novo aparelho. Por um lado, as suas razoáveis especificações técnicas o tornará mais próximo da linha principal e consequentemente, irá concorrer contra eles (tal como vem acontecendo com os atuais iPhone Mini 12). Por outro lado, ele certamente não será um aparelho “tão barato” de se fabricar e por isto, talvez não seja possível estabelecer um valor mais atrativo para esta linha de aparelhos, o que certamente afetará as suas vendas. Não seria melhor deixar para lançar lá para 2023?
Seja como for, é esperar para ver “que bicho vai dar”. Até lá… &;-D