Eis, a realidade: em geral, os produtos da Apple são caros, voltados para uma seleta classe de usuários que gostam muito de “ostentar”! De fato, a empresa se tornou reconhecida e popular no mercado, por oferecer uma linha de produtos (e serviços) de altíssima qualidade, ao mesmo tempo que cobra valores exorbitantes por eles (e não raro, não justificáveis). No entanto, ela também vem buscando oferecer linhas de produtos mais “acessíveis”, como é o caso da linha de smartphones iPhone SE, além de oferecer formas de pagamento mais maleáveis…
“The report of Apple working on a low-cost MacBook is coming from Taiwanese news publisher DigiTimes (via @Tech_Reve), which claims that the Cupertino tech firm is planning to launch the purported cheap MacBook in Q2 of 2024. Without giving any details about the specifications and pricing of the alleged budget-friendly MacBook device, the report went on to explain how the company has managed to reduce the cost to make it affordable for students.”
— by XDA Developers.
No que depender dos rumores mais recentes, também teremos outros portáteis mais em conta, a serem produzidos e comercializados por ela: segundo o DigiTimes, a Apple pretende introduzir uma nova linha de MacBooks voltado para o setor educacional, com o objetivo de competir diretamente com os Chromebooks que também são voltados para este mercado! Segundo a fonte da informação, a empresa irá buscar maneiras de torná-los mais acessíveis para os estudantes, se concentrando em reduzir a qualidade geral desta nova linha de produtos.
Os novos MacBooks (que irei apelidar de “SE”) terão uma carcaça de metal com base em uma liga de alumínio, mas dotada de uma composição que o reduz a sua qualidade, ao mesmo tempo em que barateia os seus custos de produção. Além da carcaça, os componentes mecânicos também irão sofrer mudanças que afetarão a sua qualidade geral (em prol da redução de custo), para tornar o dispositivo mais competitivos contra os Chromebooks. Por fim, não há maiores detalhes sobre as suas especificações técnicas e seus respectivos valores para o mercado.
Até então, a Apple não possui nenhuma linha de produtos voltados para o setor educacional, embora tenha realizado grandes esforços para posicionar os tablets iPad como substitutos de laptops, investindo em teclados especiais e suportes adicionais, com o objetivo de entregar uma experiência similar (e mais acessível) para esta classe de usuários. Por fim, ela também promove descontos especiais para os estudantes que desejarem adquirir os seus MacBooks e outros dispositivos, bem como outras facilidades para realizarem os pagamentos.
Na minha opinião, a Apple deveria trazer equipamentos com o mesmo perfil dos bons e velhos netbooks, concebendo um novo ultra-portátil dotado de uma tela mais compacta (10.1″) e com a definição baseada no formato HD (720p), além de utilizar os SoCs Bionic Axx já utilizados nos seus iPhones e iPads. Um portátil com estas especificações certamente deverá dar conta do recado para a execução de tarefas mais simples, como editar documentos, navegar na Internet e rodar aplicações leves em geral, além de serem mais baratos.
Então, teremos os netbooks de volta? Ou será que estou “viajando”? &;-D