De uns tempos para cá, muitos softwares em geral a adotar ciclos de desenvolvimento mais rápidos e curtos, com o objetivo de manterem o seu cronograma de lançamentos de forma estável e contínua, além de mais previsível (inclusive, ressalto que gosto muito desta filosofia). No entanto, a cada nova versão disponibilizada, são apresentadas poucas novidades de grande peso e/ou impacto, tornando estes lançamentos “monótonos”. Assim, tem sido a vida dos tradicionais sistemas operacionais para os dispositivos móveis…
“iOS 18 is rumored to include new AI features for Siri and many apps, and Apple plans to add RCS support to the Messages app for an improved texting experience between iPhones and Android devices. The update is also expected to introduce a more customizable Home Screen and other user interface design changes, new features in apps like Apple Maps and Calculator, additional accessibility features, and much more. WWDC 2024 will begin with Apple’s keynote on June 10 at 10 a.m. Pacific Time, and the iOS 18 beta should be made available to members of the Apple Developer Program immediately following the presentation…”
— by MacRumors.
Todos os anos, nasce uma nova versão do Apple iOS ou Google Android e no entanto, elas apresentam poucas diferenças em relação a edição anterior, que fica até mesmo difícil diferenciá-las entre si. Mas para a 18a. edição do iOS, parece que as coisas serão bem diferentes: com base nas expectativas da próxima conferência mundial da Apple para Desenvolvedores (WWCD24, prevista para junho), poderemos ter muitas novidades para este sistema operacional! Para se ter uma idéia do impacto da quantidade de melhorias e adições que o iOS irá receber, acredita-se que esta será a maior atualização de todos os tempos!
São +20 novidades previstas para o iOS, as quais estão concentradas em determinadas tecnologias & serviços. Por exemplo, muitas aplicações irão tirar proveito dos recursos oferecidos pela IA generativa (Spotlight, Atalhos, Apple Music, Mensagens, Saúde, Números, Páginas, Keynote, entre outras), com destaque para a assistente digital Siri. No entanto, não expectativas em relação a inclusão de um robô de bate-papos (chatboot) projetados pela Apple, embora tenha sido mencionado que a empresa irá anunciar uma parceria com a OpenAI.
Já em relação a tela inicial, ela se tornará mais personalizável, permitindo que os usuários coloquem ícones de aplicativos em qualquer lugar. Embora seja uma funcionalidade apontada por muitos como cosmética e que já existe há tempos no Android, ela será muito bem vinda para aqueles que gostam de deixar a tela inicial com “a sua cara”, eliminando de vez o uso de aplicações de terceiros (Shortcuts e Widgetsmith) que disponibilizam estas funções de forma não oficial. Da minha parte, gosto do iOS justamente por ele não permitir “bagunçar” a tela!
A seguir, o Maps também será agraciado com o suporte para a customização de rotas (possibilitando o próprio usuário definir as rotas desejadas) e o mapeamento da topografia da região, recurso este que já foi disponibilizado ano passado para o Apple Watch e que será expandido não só para o iPhone, como também para os demais produtos e sistemas da empresa. Por fim, o aplicativo padrão de mensagem do iOS irá receber o suporte ao padrão de mensagens multiplataforma RCS, tornando as mensagens de SMS mais “interessantes”!
Entre outras melhorias que no momento, ainda são considerados “rumores”… &;-D