Aprendam de uma vez por todas: não é porque o seu smartphone é…

… resistente à poeira e a prova d’água, que você poderá expor o seu aparelho! Se já não bastasse os dispositivos terem diferentes classificações de proteção IP (código Ingress Protection), muitos deles nem mesmo atendem aos requisitos para os quais foram projetados, como é o caso da linha Nothing Phone. Já outros mais avançados, acabam se tornando cobaias de testes “exóticos” que na prática, acabam deteriorando as proteções dos aparelhos e não raro, são danificados. Por isto, não espere muito dos novos smartphones do Google…

“In an X post, Google noted that the IP68 rating of the Pixel 10 series does not mean the devices are water or dust proof. Instead, they are only water and dust resistant, and even those are “not permanent conditions and will diminish or be lost over time.” While the disclaimer accompanies the image of a Pixel 10 Pro Fold, every device in the lineup sports an IP68 rating, meaning it applies to them all.”

— by TechSpot.

Em um post na plataforma X, a empresa esclareceu que a resistência à água e poeira com classificação IP68 dos seus smartphones Pixel 10 não é uma condição permanente e por isto, irá diminuir com o tempo. Apesar da classificação, os dispositivos são apenas resistentes, não à prova d’água ou poeira. A degradação da proteção acontece devido ao desgaste do uso regular, além de reparos, desmontagem e danos causados por quedas em superfícies duras ou líquidos. A exposição a água salgada ou com cloro também pode afetar a vedação do aparelho.

Apesar de a linha Pixel 10 contar com a classificação IP68, a Google informou que não cobrirá danos causados por líquidos na garantia. Isso significa que os usuários precisam ter cuidado extra com seus aparelhos. O artigo também menciona que a proteção IP68, de acordo com a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), garante que o dispositivo é “hermeticamente fechado” contra poeira e pode ser submerso em até 1,5 metros de água por 30 minutos sem sofrer danos.

E isto também vale até mesmo para os demais dispositivos que possuem classificações maiores, como é o caso do Samsung Galaxy S25 Ultra e do OnePlus 13 (IP69), indicando resistência a jatos de água de alta pressão e alta temperatura. Inclusive, alguns aparelhos especiais oferecem até mesmo proteções adicionais, como é o caso da linha de telefones robustos Doogee V Max Pro 5G, que possuem a mesma classificação (IP69K), com um ‘K’ adicional que significa resistência à abrasão.

Vale lembrar que o mesmo conceito se aplica para os dispositivos que possuem telas LCD com uma camada de vidro especial e ultra-resistente (Gorila Glass), para lhe conferir proteções contra arranhões e quedas. Por isto, muitos usuário acabam optando por protegê-la com películas, as quais oferecem uma proteção adicional. Por fim, ainda tem muita gente que acaba expondo desnecessariamente os seus aparelhos, fazendo tê-los contatos com objetos que possam danificar a sua tela, como é o caso de por no mesmo bolso que estão as chaves e as moedas.

Além do mais, muitos fizeram “grandes investimentos” para obtê-los… &;-D