Na administração de redes sem-fio, temos a opção de escolher 2 faixas de frequência: a de 2.4 GHz (lenta, mais congestionada, menos canais e sujeita a interferências externas; porém, de maior alcance) e a de 5.0 GHz (veloz, menos congestionada, mais canais livres e “limpa”; porém, de menor alcance). Ambas são largamente utilizadas e atendem bem as necessidades dos usuários. Ainda assim, mais performance e taxas de transferências poderiam ser obtidas…
“In a unanimous vote, the Federal Communications Commission adopted a proposal today that opens the 6GHz band for unlicensed Wi-Fi use. Doing so frees up more than 1,200MHz of additional bandwidth for next-gen Wi-Fi 6E devices with antennas and chipsets capable of tapping into the extra spectrum.” — by CNET.
Com a disponibilização da faixa de 6 GHz e uma largura de 1.200 MHz, mais canais de 160 MHz poderiam ser liberados, possibilitando aos seus usuários usufruírem redes de até 10 Gbps em termos de taxa de transferência com o novo padrão 802.11ax (conhecido popularmente como Wi-Fi 6e). Além disso, o sistema de modulação OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) possibilitará a conexão de até 30 usuários ao mesmo tempo, o que reduzirá consideravelmente a latência da conexão e aumentará o desempenho da rede para aplicações que requerem comunicações em tempo real. &;-D