Se o negócio já estava ficando “esquisito” com a entrada da Intel no segmento de unidades gráficas de alta performance, agora vai ficar mais complicado ainda: a ARM está desenvolvendo uma nova unidade de processador gráfico em seu centro de desenvolvimento em Ra’anana (Israel), para competir com a Nvidia e a Intel! De início, confesso que não acreditei na notícia, já que alguns fabricantes como a MediaTek e a Samsung, haviam estabelecido parcerias com a Nvidia e a AMD, para utilizar as suas GPUs em SoCs ARM desenvolvidos por ela. Mas…
“UK chip giant ARM is developing a graphics processor unit (GPU) in Israel that will compete with Nvidia and Intel, sources familiar with the matter have told “Globes.” ARM is estimated to be employing about 100 chip and software development engineers, in its global graphics processing group at its development center in Ra’anana. At this stage, ARM is reportedly engaged in graphic processing for the video game market, and at the same time – as was the case with with Nvidia – the technology could also be used for AI processing, if and when ARM decides to fully enter the field.”
— by Globes.
Por incrível que pareça, isto é verdade! Inclusive, estima-se que a ARM esteja empregando cerca de 100 engenheiros de desenvolvimento de chips e software, em seu grupo global de processamento gráfico em Ra’anana. No momento, ela está focada no mercado de videogames, além de considerar utilizá-la no segmento de Inteligência Artificial, tal como a Nvidia já faz em relação as suas poderosas GPUs. Mas diferente dos demais fabricantes, ela é uma empresa “fabless” e por isto, se foca apenas no desenvolvimento das arquiteturas de CPUs (Cortex) e IGPs (Mali), deixando para terceiros a “responsabilidade” para fabricá-los.
A ARM já possui uma boa experiência em soluções gráficas, pois desenvolve há anos os IGPs Mali para o uso em tablets e smartphones, além de prover toda a infraestrutura de softwares (APIs, drivers e bibliotecas) necessária para o seu suporte! Inclusive, algumas empresas de jogos como a King, a Riot Games, a War-Gaming e a Tencent, colaboram com ela para melhorar o desempenho dos jogos nos chips que utilizam a sua tecnologia gráfica. Já no segmento de Inteligência Artificial, a startup Hailo estabeleceu uma parceria que culminou na criação de uma NPU dedicada para o uso em câmeras de segurança, ao passo que a NeuReality (juntamente com a AMD) desenvolveram hardwares capazes de substituir os caros servidores da Nvidia, utilizando a tecnologia Neoverse da ARM para operações complexas de processamento de IA em data centers, juntamente com os dispositivos finais.
Na minha opinião, a ARM poderá ter resultados mais positivos que alcançados pela Intel e AMD no segmento de computação gráfica, já que as mais recentes GPUs de alta performance tiveram problemas relacionados a alimentação e ao consumo de energia. Provavelmente a ARM não consiga trazer unidades gráficas poderosas o suficiente para competir com as GPUs da Nvidia, mas com certeza poderá oferecer produtos que terão uma eficiência energética acima da média, possibilitando construir hardwares para jogos mais bem delineados para o seu público alvo. Podemos considerar até mesmo a possibilidade de ver novos consoles portáteis equipados com SoCs ARM e GPUs discretas, fazendo frente aos consoles x86!
Já em relação as investidas no segumento de IA, só o tempo dirá… &;-D