Armazenamento: o calcanhar de Aquiles dos consoles?

Para cada nova geração de consoles, teremos um aumento em praticamente todos os requisitos do sistema: processamento, memória, armazenamento, consumo e outros pequenos detalhes extras. No entanto, a partir da 8a. geração, sempre considerei a possibilidade de que o aumento destes requisitos seriam graduais, ao invés de exponenciais. Mas pelo visto, eu estava enganado…

“Even though initial pre-orders for both consoles are sold out around the world, the debate about which console is the better buy continues. We already knew that the Sony PlayStation 5 comes with an 825 GB SSD but a new report suggests that usable storage for gamers will be just 664 GB. This compares poorly with the Xbox Series X which offers a 1 TB SSD with 802 GB of usable storage.” — by NotebookCheck.

Tanto a Sony quanto a Microsoft utilizarão SSDs ao invés dos HDs, para o armazenamento do sistema operacional e seus jogos, em vista desta tecnologia oferecer uma melhor performance geral. No entanto, estes consoles não utilizarão SSDs com capacidade superior a 1 TB em vista do seu alto custo, se equiparando ao armazenamento (em termos de espaço) da geração passada. Por isso, suspeitava de que isto seria um problema para estes equipamentos, pois certamente os novos jogos necessitarão de mais espaço. Porém, não contava do próprio sistema operacional ser o vilão nesta história! Além do mais, o que justificaria o consumo de 200+ GB, por parte deles?

Já havia escrito uma coluna sobre o assunto ano passado e reforço: possívelmente (em futuras revisões de projeto), os consoles irão adotar unidades híbridas, as quais combinariam a alta capacidade de armazenamento dos HDs, com a alta performance de tráfego dos SSDs. Inclusive, tal arranjo faria até mais sentido para a Microsoft, em vista do console mais acessível (Xbox Series S) dispor de apenas 512 GB de armazenamento e (certamente) só terá “apenas” 300 GB disponíveis para os jogos (já que utilizará o mesmo sistema operacional para ambos os consoles).

Pois poucos irão pagar US$ 199.00 por 1 TB de armazenamento extra… &;-D