Dos conceitos errôneos mais difíceis de combater, estão aqueles relacionado aos softwares concebidos para serem simples e básicos, os quais geralmente acabam sendo tachados de limitados, má qualidade ou até mesmo inúteis! No entanto, muitos deles são tão bem construídos dentro de uma proposta, que se tornam excelentes utilitários para tarefas dedicadas, apesar de não oferecerem tantos recursos e funcionalidades em relação as aplicações mais completas. Um deles (que muito torcem o nariz) é justamente o Microsoft Paint…
“There was a time when Microsoft was thinking about killing off the legendary software that is MS Paint in favour of their new 3D version. In order to pay tribute to the great bit of kit that’s been around for decades, we’ve been on the hunt for the best artworks created with spray cans and splodges. During our hunt, we came across the works of Pat Hines AKA Captain Redblood. A superb artist who uses MS Paint to create some real masterpieces. Hines has been working with Microsoft’s paint program for over 10 years…”
— by Pocket-lint.
A própria Microsoft já manifestou o desejo de aposentá-lo, em prol do seu novo Paint 3D, que por sua vez oferece mais recursos e funcionalidades, além de prover uma interface mais elegante e uma abordagem mais moderna. No entanto, ele não caiu nas graças dos usuários em vista da falta de alguns recursos (os quais estavam presentes no antigo Paint) e da pouca intuitividade para a utilização de suas ferramenta. Por isto, eles acabaram preferindo o belo e nostálgico Paint, que ganhou moral para continuar sendo um dos acessórios mais badalados do sistema!
Dentre os usuários, Pat Hines (vulgo Capitão Redblood) se tornou uma figura memorável, por publicar incríveis ilustrações criadas exclusivamente através do simples, básico e subestimando utilitário Microsoft Paint! Ele conta que trabalha com este utilitário da Microsoft há +10 anos, se tornando um usuário apaixonado desde os tempos em que trabalhava em um emprego noturno (e usava o software para desenhar no seu tempo vago). Desde então, as suas habilidades e talentos foram evoluindo, ao ponto de transformar simples rabiscos em obras de arte!
Várias das obras exibidas também cobrem cenas da vida de Hines, além daquelas voltadas para homenagear filmes e séries famosas, bem como outras com temas de livros e revistas em quadrinhos. Personagens famosos como Bill Gates também estão presentes, sendo ilustrado em momentos especiais. Em geral, todas elas são deslumbrantes e exibem uma série de detalhes interessantes, bem como a capacidade do artista utilizar a limitada palheta de cores para criar cenas ricamente ilustradas! Praticamente todas elas foram feitas utilizando exclusivamente as ferramentas disponibilizadas pelo Paint (algumas precisaram de certos recursos do Photoshop)!
Também sou um daqueles que adotaram a simplicidade e o minimalismo como filosofia de vida, tenho optado SEMPRE por produtos e serviços que entregam apenas aquilo de que realmente necessitamos! Atualmente, utilizo um PC desktop que oferece apenas os recursos essenciais para o dia-a-dia e nele, dispondo de um sistema operacional livre e equipado com uma interface minimalista (a qual se baseia na filosofia “menos é mais”) e integra um conjunto de softwares essenciais (combinados com outros instalados a parte). E até hoje, nenhuma outra combinação de hardware & software me ofereceu uma produtividade tão boa quanto ela!
E dizem que a ociosidade é a oficina do diabo… &;-D