As 10 vagas na área de TI mais difíceis para encontrar profissionais…

O desemprego possui dois lados bem distintos: se por um lado ele tira o sono de muitos trabalhadores, por outro lado ele também torna a vida dos empregadores mais tranquilas, já que terão muitas opções de mão de obra qualificada para selecionar e assim, preencher as vagas abertas por suas empresas. Ainda assim, muitos empregos requerem profissionais com certas qualificações ou ainda, são raros no mercado de trabalho….

“It’s an interesting time for the IT job market. On the one hand, the US Bureau of Labor Statistics reports that the overall unemployment rate remains low at 3.4%. And according to CompTIA, the tech unemployment rate is even lower — just 1.8%. For the 25th straight month in a row, technology companies hired more workers than they lost. And employers in all sectors hired approximately 130,000 IT professionals in December alone…”

— by InformationWeek.

Os profissionais de TI são privilegiados neste aspecto, dadas as suas inclinações para as ciências exatas, que por sua vez tendem a atrair menos estudantes que “não gostam de matemática e afins”! Nestes últimos anos, a TI também tem impulsionado a geração de empregos e oportunidades, graças ao desenvolvimento tecnológico e a sua utilização em diversos ramos de negócio. Porém, apesar da boa quantidade de vagas disponíveis, em geral existem poucos profissionais qualificados no mercado para aproveitá-las.

Cynthia Harvey (jornalista freelancer do portal InformationWeek) publicou um artigo interessante, destacando as 10 vagas na área de TI para as quais são difíceis de encontrar profissionais e por isto, eles se tornaram badalados e estão em alta neste mercado! Para se ter uma idéia dos vencimentos destes indivíduos em geral, as médias salariais estão entre 100 a 150 mil dólares anuais nos Estados Unidos! Interessados? Eis, a lista publicada pela jornalista:

  1. Especialista em cibersegurança,
  2. Especialistas em IA/ML,
  3. Gerente de projetos de TI,
  4. Engenheiro DevOps,
  5. Engenheiro de software,
  6. Cientista de dados,
  7. Arquiteto de nuvens,
  8. Desenvolvedor Front-End,
  9. Arquiteto de software,
  10. Desenvolvedor Full-Stack.

A grande ironia é que, apesar das áreas relacionadas ao desenvolvimento de softwares serem as mais requisitadas, a cibersegurança está posicionada no topo da lista! Para atuar neste segmento, em geral esta classe de profissionais deverá ter um profundo entendimento do funcionamento de uma infraestrutura de TI, além dos conhecimentos relacionados a hardwares, sistemas operacionais, redes de computadores e (claro) segurança da informação. Sob muitos aspectos, a cibersegurança é vista mais como uma especialização do que como uma área independente, tal como as demais.

E no entanto, os especialistas em infraestrutura são menos valorizados… &;-D