Embora seja um grande fã da série de jogos eletrônicos “Assassin’s Creed”, confesso que os lançamentos excessivos (feitos a cada ano) e as ambientações feitas em diferentes épocas e lugares, acabou tirando um pouco o brilho desta propriedade intelectual. Pior ainda quando foram adicionados alguns elementos de RPG, que apesar de terem dado uma nova vida a uma série já desgastada, acabou descaracterizando ainda mais a IP. Então, quando a Ubisoft decidiu “voltar às origens” com o lançamento de “Assassin’s Creed: Mirage”, pulei de alegria…
“Coming November 15 on Xbox Series X|S & PlayStation 5, Ubisoft+, Amazon Luna, Macs with Apple Silicon via the Mac App Store, as well as Windows PC through the Ubisoft Store and the Epic Games Store. (…) Live the intertwined stories of Naoe, an adept shinobi Assassin from Iga Province, and Yasuke, the powerful African samurai of historical legend. Against the backdrop of the turbulent late Sengoku period, this remarkable duo will discover their common destiny as they usher in a new era for Japan.”
— by Ubisoft.
Mas pelo visto, a Ubisoft não aprendeu com os seus próprios erros: “Assassin’s Creed: Shadows” será lançado em novembro de 2015 (um ano depois de “Assassin’s Creed: Miracle”), além de ser ambientado no Japão feudal, um lugar que até então sequer “faz sentido” para o canône da série! Dentre as plataformas que serão suportadas, estão os consoles da atual geração (PlayStation 5 e Xbox Series X/S), PC e Macs (dotados de chips “M”), além do serviço Amazon Luna. Mas por outro lado, reconheço que devo respeitar a decisão da empresa, pelo fato desta nova ambientação ser um antigo pedido feito bastante pelos fãs da série.
Por se tratar de um jogo de mundo aberto, “AC: Shadows” irá explorar o antigo Japão feudal durante o turbulento período Sengoku, trazendo cidades-castelos, portos movimentados, santuários pacíficos e paisagens pastorais, além de ter que lidarmos com climas imprevisíveis, mudanças de estações e ambientes adversos. Será que iremos sofrer com os terríveis terremotos que assolam o país de tempos em tempos? Provavelmente, sim (me surpreenderia, se não houvessem missões e atividades que não explorassem estes eventos). Seja como for…
Tal como já havia acontecido em “Assassin’s Creed: Syndicate”, teremos também dois protagonistas ao invés de um: eis Naoe, um ninja assassino que utiliza a sua perpiscácia e agilidade para uma abordagem mais stealth e Yasuke, um samurai que não hesita em utilizar as suas habilidades voltadas para o combate, além do emprego da força e de um vasto arsenal de armas à sua disposição. Meio clichê? Talvez. Mas não se esqueça de que esta fórmula é utilizada há anos (não só por “Assassin’s Creed”, mas como também por outros jogos) e sempre funcionou bem!
Se por um lado, teremos mais um incrível jogo à disponibilidade, por outro já vou adiantando que não estou muito satisfeito com mais uma descaracterização da série! Pois além de estar ambientado em mais um lugar e período que (como já havia dito) não tem nada à ver com as suas origens, ainda teremos o risco de ter que seguir histórias sobre a mitologia que “justificam” aos eventos desta saga no Japão Feudal. Assim, com muitos remendos e poucos contextos. De qualquer forma, darei o benefício da dúvida e torcer para que esteja enganado.
Já vou avisando: se “flopar”, não foi por falta de aviso… &;-D
De início parece uma descaracterização do universo AC, mas lembrando que no final do primeiro jogo ainda com o Desmond/Altaïr, falava-se em nove pedaços do Éden, é mostrado um globo onde essas relíquias poderiam estar através dos pontos dourados, e que além da linha canônica, tiveram jogos na China, na Índia e na Rússia (a linha Chronicles), tenho fé de que os roteiristas vão pensar em alguma narrativa boa para incluir o Japão no universo.
No filme que foi aos cinemas disseram que a maçã estava na Espanha numa mesma faixa de tempo em que nos jogos e nos livros a relíquia estava na Itália dos tempos renascentistas, então não duvido de mais nada. XD
9 pedaços do Eden? Não tinha visto essa parte. Mas como faz anos que joguei o primeiro jogo da série… &;-D