A Apple anunciou recentemente os novos MACs (Mini e Air), dotados de uma CPU baseada na arquitetura ARM (desenvolvida por ela própria e batizada de M1), com poder computacional grande o suficiente para encarar as mais poderosas CPUs x86, ao mesmo tempo em que garante um baixo consumo de energia. Para muitos (inclusive eu), esta pode ser uma grande revolução na indústria da computação pessoal, se os demais fabricantes “seguirem o seu exemplo”…
“I’d absolutely love to have one, if it just ran Linux.. I have fairly fond memories of the 11″ Macbook Air (I think 4,1) that I used about a decade ago (but moved away from because it took Apple too long to fix the screen – and by the time they did, I’d moved on to better laptops, and Apple had moved on to make Linux less convenient).” — Linus Torvalds (The Next WEB).
Até mesmo Linus Torvalds se interessou pelo MacBook Air! Há quase 10 anos, ele foi dono de um modelo mais antigo de 11″ e declarou em uma entrevista, que teve boas experiências com o portátil em questão. Por isso, ele adoraria ter um novo MacBook (pois considera o equipamento “perfeito” para ele), embora tenha se mostrado receoso em relação ao suporte da Apple a outros sistemas (no caso do Torvalds, obviamente o Linux). Resumindo: ele não quer perder tempo para fazer o sistema funcionar em um equipamento, no qual o fabricante não quer vê-lo rodando outros sistemas (que não seja o dela)!
Lembrei-me de uma época (bem distante), em que resolvi aposentar o meu antigo PC desktop, baseado em uma CPU Pentium-MMX 200 MHz, 32 MB de RAM e HD de 2.5 GB, trocando-o por um equipamento dotado de uma CPU Pentium 3 800 MHz, 128 MB de RAM de HD de 20 GB. Na época, o principal fator que foi levado em consideração na escolha dos componentes, foi o suporte ao Linux! E diferente dos dias de hoje, o suporte era bem mais precário e a Internet não era tão acessível. Lembro-me que passei boas horas em lan-houses pesquisando sobre problemas de compatibibilidade e reconhecimento de hardware antes de efetuar as compras em questão. Inclusive, as GPUs escolhidas foram as Voodoos e o modem adquirido foi um 3Com US Robotic (slot PCI, hardmodem)!
Sem contar a necessidade de baixar drivers e recompilar o kernel… &;-D